Mundo

23 mortos no Iraque em atentados contra alvos xiitas perto da capital

afeganistao 1Diversos atentados mataram 23 pessoas e provocaram quase 100 feridos, no Iraque nesta quinta-feira. São ataques antixiitas, que ocorrem na região sul de Bagdad, de acordo com as autoridades iraquianas. Na cidade de Hilla, explodiram dois engenhos no momento em que os peregrinos passavam na zona, com 18 mortos no local.

Ataques à bomba no Iraque provocaram a morte a 23 pessoas (número provisório), sendo que cerca de 100 pessoas ficaram feridas. Trata-se de atentados antixiitas, nas regiões centro e sul de Bagdad, onde bombas atingem alvos civis.

Também a cidade de Kerbala foi alvo de atentados, que tinham o mesmo alvo: muçulmanos xiitas que são detetados nos arredores de Bagdad.

Kerbala é precisamente a cidade santa xiita. Um carro armadilhado explodiu quando se aproximavam autocarros que transportavam xiitas. Já em Hilla ocorreram duas explosões, que tinham como objetivo matar peregrinos que cumpriam missões de fé.

Estas ofensivas não foram ainda reivindicadas, mas os sunitas são os principais suspeitos dos atentados que vão acrescentando nomes ao imenso número de vítimas já registado pelas autoridades iraquianas.

Os atentados que ocorreram nesta quinta-feira negra podem não ficar por aqui, uma vez que em Kerbala comemora-se, nesta altura, a festa religiosa xiita, chamada “Ashura”, que provoca uma deslocação de centenas de xiitas para o local.

O mês de novembro está a chegar ao fim e promete ser igualmente sangrento e mortal, com a violência religiosa a transformar o Iraque num palco de mortandade. Em outubro, contaram-se 144 mortos no Iraque, sendo que houve ainda mais de 250 pessoas que ficaram com ferimentos, alguns dos quais graves.

Em destaque

Subir