Nas Notícias

Doze milhões de europeus vão ficar obesos este ano

A manterem-se os números registados anualmente na Europa, 12 milhões de europeus vão ficar obesos este ano, numa doença que poderá matar um milhão de pessoas.

Os números mostram que, anualmente, na Europa, a obesidade é responsável por 12 milhões de novos casos de doença.  A manter-se esta tendência, no final do ano de 2018 haverão mais 80 por cento dos casos de diabetes tipo dois e mais 55 por cento dos casos de hipertensão.

Com estes registos, estes e outro problemas provocados pelo excesso de peso poderão custar a vida a um milhão de pessoas.

Além dos problemas de saúde, a obesidade tem um impacto social e económico de grande destaque, com 59 milhões de euros a serem gastos, por ano, em despesas de saúde relacionadas com o excesso de peso e derivados problemas em países da União Europeia.

Este valor representa já oito por cento dos custos anuais do orçamento total de saúde europeu afetos a este problema.

Em Portugal, desde 2014, registam-se valores que identificam que 58 por cento da população obesa está desempregada, reformada ou inativa.

O problema está também a aumentar no que a crianças diz respeito, com a Academia de Pediatria Europeia e o Grupo Europeu de Obesidade a alertar, no final de 2017, para o sedentarismo dos mais novos.

Em destaque

Subir