Ciência

Vídeo: Faraó guardou no túmulo frota com mais de 120 barcos

Um dos mais poderosos faraós do antigo Egito mandou preparar uma esquadra para conquistar o mundo para além da morte. Foram descobertos, quase quatro milénios depois, mais de 120 barcos.

A sede de poder do faraó Sesóstris III não tinha fronteiras. O homem mais poderoso do Império Médio do antigo Egito terá sonhado em conquistar até o mundo para além da morta, mandando guardar no túmulo uma enorme frota.

A descoberta podia datar de 1901, quando os arqueólogos encontraram uma estrutura com 21 metros de comprimento por quatro de largura nas proximidades da antiga cidade de Abydos.

No entanto, o desabamento dessa estrutura durante as escavações ‘enterrou’ a descoberta por mais um século: só há dois anos é que a equipa de Josef Wegner, investigador da Universidade da Pensilvânia (EUA), retomou os trabalhos no local.

“Ficamos um pouco embasbacados, pois não bem o que esperávamos encontrar num túmulo.

Afinal, foram mais de 120 os barcos a resistir à passagem de 3800 anos, alguns dos quais com metro e meio de comprimento e completamente equipados (com mastro, velas, leme, remos, cordas e até cabine).

Sesóstris III, o mais poderoso faraó da 12.ª dinastia, governou o Egito entre 1878 e 1839 antes de Cristo.

Foi uma época de grande prosperidade para o império, que assistiu ao ressurgimento das artes e do desenvolvimento urbano.

Este vídeo permite ver a estrutura e as imagens gravadas nas paredes, embora a descrição sonora (em inglês) seja desprovida de rigor científico.

Em destaque

Subir