Nas Redes

Vídeo: Beauté fala sobre homem que chamou “maluquinho” ao filho com síndrome de Down

“Sem palavras no momento”, Eduardo Beauté veio para as redes sociais desabafar sobre “o menos menos agradável” em que um homem tratou Bernardo, o filho do cabeleireiro que possui o síndrome de Down, como “maluquinho”.

Ainda no Funchal, onde passou férias com a família, Eduardo Beauté publicou o vídeo com a esperança de que “não existam mais pais que passem esta mensagem aos filhos” de tamanha ignorância e, desculpem-me a franqueza, estupidez” sobre a trissomia 21.

“O meu filho Bernardo brincava na piscina e, como uma criança diferente, estava no seu mundo, a brincar. Brincava de patinho e uma família que estaria na mesma piscina perguntava, o filho, com cerca de 10 anos, para o seu pai, porque é que aquele menino brincava batendo com as mãos na água e falando pouco. O pai respondeu, ‘não ligues, filho, porque ele é maluquinho e não sabe o que está a fazer”.

“Fiquei sem palavras no momento e não sei se devia… Sei que devia ter interferido e explicado o que é uma criança com síndrome de Down. Não é maluquinho, não é doidinho, não é doente, é especial”, acrescentou.

Agora a frio depois do incidente, Eduardo Beauté explicou o que é o síndrome de Down: “Não é uma deficiência, é uma diferença, o que é totalmente diferente. Deveria ter manifestado àquele pai que estaria a induzir o filho num grande erro e a ser ainda mais ignorante do que o pai. Na verdade, fiquei com essa dívida perante o meu filho Bernardo e todas as crianças com síndrome de Down”.

“O síndrome de Down é uma riqueza que apareceu na minha vida, sou muito mais rico desde que tenho um filho com síndrome de Down”, concluiu: “Eu sou feliz por ter um filho com síndrome de Down, porque me tornei um pai especial, assim como o meu filho é especial”.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=5H6KG4OMNNY3

Em destaque

Subir