Mundo

Veja a impressionante amizade entre um homem e um pinguim

João Pereira de Souza tem 71 anos e vive no Brasil, junto à costa, na Ilha Grande. Tem um amigo incomum. Chama-se Dindin. É um pinguim que vai e regressa, para matar saudades. Veja esta história genuina, que une um homem e um animal que resgatou.

Este viúvo de 71 anos salvou o pinguim. Encontrou-o na costa, muito fraco e manchado de petróleo. Estava prestes a morrer, mas João tratou dele. Limpou-o e alimentou-o com peixe fresco, todos os dias.

Tornaram-se amigos e João passou a chamá-lo de Dindin. Os laços fortaleceram-se até ao limite. “Tenho um amor muito grande por ele, igual ao que se sente por uma criança”, conta o viúvo.

Os moradores confirmam que o pinguim, quando regressa à ilha, persegue João para todos os lugares.

“Ele trata-me pelo meu nome, direitinho: João. Nunca vi um bicho tão inteligente”, afirma o homem, que lembra o dia de uma despedida que todos pensavam ser definitiva.

“Quando trocou de pelo e ficou todo bonitão, na véspera do Carnaval, ele foi embora… Todo o mundo dizia: ‘Ele não volta mais’”, recorda João, que nunca perdeu a esperança de voltar a ver o seu amigo.

E no dia em que se completaram quatro meses desde a despedida de Dindin, a boa notícia: o pinguim regressou:

“Chegou aqui à praia e assim que me viu no portão, ele veio com toda aquela alegria”.

Um dia ele quis volta para o mar e chamou pelo seu amigo. “João”… E João disse-lhe que não poderia entrar no mar, porque não conseguia nadar. “Eu disse-lhe: eu não sei mergulhar igual a você. Se eu soubesse, eu iria. E o Dindin foi-se embora”…

Mesmo na ausência, não se esquece do seu pinguim.

“Às vezes, quando ele sai, de noite sonho que brinco com ele. E penso que estou a ficar maluco – o pinguim lá no mar e eu a sonhar que estou a brincar com ele”, confessa.

João Pereira de Souza conta também que gostava de poder mergulhar com o pinguim e vê-lo ao lado dos seus. Acredita que, mesmo que fossem milhares, bastaria gritar “Dindin” que o seu pinguim viria ter com ele.

Uma história apaixonante, que mistura a realidade e o sonho. Mas é uma história genuína, que conquistou o mundo.

Veja o vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=hMTA9azV528

Em destaque

Subir