Mundo

Quando as imagens do Street View dão uma fotorreportagem brutal

Macacos_900Estas são as imagens mais bizarras captadas pelo Google Street View e que foram descobertas por um artista canadiano, Jon Rafman, que navega naquela ferramenta à procura de fotos curiosas. E encontra muitas. Veja algumas das fotografias de Jon.

O Google Street View é uma ferramenta muito útil, curiosa, arrebatadora, mas pode ser muito mais do que tudo isto.

O mundo surreal não se esconde e a distância não é impedimento, quando temos ao dispor uma ferramenta como o Google Street View e as suas imagens panorâmicas.

Jon Rafman ‘viaja’ pelo mundo da Google, não à procura de trajetos, mas dos destinos. E os destinos são reportagem captada pelas máquinas que fotografam as ruas.

Este artista canadiano encontra de tudo… Desde prostitutas, a detenções. Acidentes de viação, atropelamentos mortais e crimes violentos. Há até os curiosos erros do sistema.

Mas encontra também imagens de rara beleza e verdadeiras fotorreportagens que nascem do acaso. Há fotos que parecem da autoria do mais reputado fotojornalista. Mas não são.

A sua procura de eventos deu origem a tantas descobertas que Jon decidiu reuni-las num site, chamado ‘9-Eyes’ – inspirado no facto de as câmaras de fotografar instalados nos automóveis da Google terem nove lentes.

Veja o trabalho que deve ser assinado pelo autor, Google Street View, mas que tem total mérito de Rafman.

Em destaque

Subir