Educação

Projetos lusos de apoio a idosos brilham em fórum internacional de inovação

Stand_UC_900

Os projetos GrowMeUp e Social Robot, coordenados pelo investigador Jorge Dias, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), estiveram em destaque no ‘AAL Forum 2015’, evento que reúne profissionais e cientistas envolvidos em projetos de Ambient Assisted Living (tecnologias inovadoras para apoiar idosos), que decorreu entre 22 e 25 de Setembro, em Gent, Bélgica.

O GrowMeUp tem como objetivo principal melhorar a qualidade de vida de pessoas na terceira idade (mais de 65 anos) que sofram de ligeiro défice físico e/ou cognitivo, estimulando-as para uma vida ativa e independente.

O sistema pretende auxiliar cidadãos que vivam sozinhos a encontrar nova motivação e estímulo na realização das suas tarefas diárias.

O GrowMeUp está a desenvolver um robô que irá chegar ao mercado a baixo custo, com capacidade de, ao longo do tempo, detetar mudanças nos hábitos das pessoas.

O Social Robot é um projeto europeu que reúne em consórcio quatro parceiros de dois países da União Europeia: Portugal e Chipre.

Financiado pela Comissão Europeia no âmbito do Sétimo Programa-Quadro FP7, pelo Programa Pessoas – que apoia parcerias entre empresas e universidades (IAPP) –, o Social Robot visa dar resposta ao desafio da mudança demográfica, através do desenvolvimento de um sistema robótico integrado para fomentar o envelhecimento ativo.

Mais partilhadas da semana

Subir