Desporto

“Estes problemas existem e são de sempre”, lembra Laurentino Dias

Laurentino Dias desvalorizou o anúncio de uma Autoridade Nacional contra a Violência no Desporto (ANVD), citando Fernando Gomes: “Não é preciso fazer mais leis, falta é aplicar as que existem”.

Comentando a escalada de violência no futebol, que culminou com as agressões a jogadores e técnicos do Sporting na Academia do Alcochete, o antigo secretário de Estado do Desporto desvalorizou a “solução” proposta pelo primeiro-ministro.

Na reação ao mesmo assunto, António Costa tinha anunciado a criação de uma ANVD.

“Pelo menos, não é a resposta habitual em Portugal, fazer mais leis. Como disse Fernando Gomes [presidente da Federação Portuguesa de Futebol], vou tentar citá-lo com rigor, não é preciso fazer mais leis, falta é aplicar as que existem”.

“Estes problemas existem e são de sempre”, frisou, na entrevista à SIC Notícias.

Para Laurentino Dias, a ANVD não terá muito mais utilidade do que o atual Conselho Nacional contra a Violência no Desporto, embora este seja apenas um órgão “de aconselhamento”, que não pode aplicar sanções.

Não se pode é esperar que sejam os responsáveis desportivos a tomar medidas, continuou o antigo governante.

“Ninguém quer ser o mau  da fita. A Federação ou a Liga a punir os seus? É difícil”, apontou.

Nesse sentido, defendeu a existência de “o máximo possível de partilha de responsabilidade entre as autoridades e os organizadores dos espectáculos”.

Laurentino Dias comparou ainda a realidade portuguesa com a inglesa, referindo que por cá existem duas dezenas de pessoas proibidas de entrar em recintos desportivos. Em Inglaterra, são mais de 2000.

Em destaque

Subir