Cultura

O melhor da África atual mostra-se em Lisboa

Arte_Africa_900

‘O Mundo a Seus Pés’, uma instalação criada por Fátima Lopes propositadamente para África em Lisboa, que vai decorrer de 27 a 31 maio, no Museu da Carris, revela a sua coleção de sapatos, a nova paixão e aposta da marca da estilista.

A criadora e a designer de joias Maria João Bahia, autora do troféu Globos de Ouro e do prémio Moztech, Expo Digital de Moçambique, são as presenças portuguesas em África em Lisboa.

Durante os cinco dias do evento, as estilistas africanas Gertrudes Évora (Cabo Verde), Duda Camenha e Mia Alves (Angola), Nonó Moda (Guiné), Goretti Pina (São Tomé) e o estilista Moms Amade (Moçambique), desfilam as suas mais recentes criações.

Em África em Lisboa, o artista plástico João Murillo, nascido em Angola, apresenta as esculturas-instalações “Estação das Chuvas” e “Feito de branco, branco de feito”, além de quadros e aguarelas da sua autoria.

Angola está ainda representada nas obras de António Ole, Hildebrando de Melo, Adalberto Brito (Dé), Dília Fraguito Samarth e Lino Damião.

Na pintura de David Levy Lima, vemos refletida toda a morabeza cabo-verdiana mas também o estado de alma de quem vive, há mais de 40 anos, longe da sua terra natal.

De Moçambique, chegam-nos as pinturas de Malangatana e as esculturas de Gonçalo Mabunda e Bata.

Da Guiné, as obras do pintor João Carlos Barros.

E tantos outros pintores, escultores, artistas plásticos, designers, criadores africanos e portugueses que, em pleno coração da capital portuguesa, marcam presença nesta celebração de um mundo que fala português.

Em destaque

Subir