Tecnologia

Novo capítulo na guerra de patentes: Huawei processa Samsung

huawei_p_8

As guerras de patentes já fazem parte da tecnologia há bastantes anos. São várias as marcas a entrar com processos por verem, supostamente, tecnologias suas a serem utilizadas em equipamentos concorrentes sem o devido licenciamento.

Se até agora as principais batalhas colocavam frente a frente as principais marcas de tecnologia, como a Apple, Microsoft, Google e Samsung contra marcas chinesas, agora é a vez de marcas chinesas acusarem outros do uso indevido das suas tecnologias.

A Huawei vai entrar com uma ação judicial contra a Samsung. Em causa está o uso de tecnologias de comunicação 4G implementadas nos smartphones da Samsung que, segundo a Huawei, não estão devidamente licenciados e que esses direitos lhe pertencem.

“Esperamos que a Samsung deixe de infringir as nossas patentes e obtenha as licenças necessárias da Huawei, e trabalhe em parceria para impulsionar a indústria”, lê-se no comunicado publicado pela Huawei.

A Huawei tem crescido no mercado de smartphones de forma consistente. Aliás, no seu mercado de origem, o chinês, a marca até supera a sul-coreana, relegando-a para um modesto sexto lugar, atrás de marcas como a própria Huawei, Apple e até a Xiaomi.

No entanto, relembre-se que as guerras de patentes onde a Samsung é acusada não são novas. No passado, não muito distante, a sul-coreana sofreu várias acusações por parte da Apple, quer pelo design dos seus equipamentos se assemelharem ao concorrente iPhone, quer pelo uso de tecnologias da Apple sem o respetivo licenciamento.

Não é certo como vai acabar este processo, mas sabemos como acabaram processos anteriores com o uso indevido de patentes: costumam acabar com multas de milhões de euros e, nalguns casos, com o fim da comercialização dos produtos em alguns mercados.

Em destaque

Subir