Motociclismo

Miguel Oliveira fecha época com terceira vitória consecutiva

A temporada de Moto 2 não podia ter terminado de melhor forma para Miguel Oliveira, que conseguiu um ‘hat-trick’ ao obter a sua terceira vitória consecutiva no Moto 2, ao impor-se este domingo no Grande Prémio da Comunidade Valenciana, realizado no Circuito Ricardo Tormo.

O piloto português da Red Bull KTM Ajo fez uma prova de antologia, atrasando-se ligeiramente no começo para depois efetuar uma recuperação fulgurante que lhe permitiu ir buscar o Campeão do Mundo Franco Morbidelli e ganhar-lhe a corrida.

No arranque Miguel Oliveira partiu de quarto e chegou a terceiro, mas depois perdeu duas posições, enquanto Morbidelli passava para a frente da prova. Seguiu-se um duelo entre Alex Marquez e Mattia Pasini, no qual o piloto português foi um espetador atento.

Pasini acabou por sofrer uma queda, e a partir dessa altura, Oliveira e o seu companheiro de equipa, Brad Binder, iniciaram uma perseguição a Marquez, acabando o piloto português por conseguir passar o espanhol, que mais tarde não conseguiria resistir à pressão do sul-africano da KTM.

Na frente Franco Morbidelli começou a perder toda a vantagem que conquistara até ali, vendo Miguel Oliveira aproximar-se progressivamente, até que o português da KTM alcançou o Campeão do Mundo e acabou por passá-lo, faltavam seis voltas para o fim da corrida.

As cinco voltas finais de Miguel foram de autêntico ‘forcing’, ganhando terreno ao seu adversário transalpino, acabando por cortar a meta com mais de dois segundos, com a KTM a poder celebrar também um excelente resultado de conjunto, uma vez que Brad Binder terminou no último lugar do pódio. Não foi possível celebrar mais uma ‘dobradinha’, como na Malásia, mas o piloto português e a equipa de Aki Ajo terminaram a época em grande.

“Só percebi que tinha ritmo para apanhar o Morbidelli quando tive a pista desimpedida à minha frente. Não foi fácil ultrapassar o (Alex) Marquez, mas assim que tive apenas o Franco (Morbidelli) à minha frente percebi que ele não estava a ganhar mais tempo. Pensei que devia manter-me calmo e talvez conseguisse apanhá-lo no final da corrida. Estava a puxar o andamento mas não a puxar demasiado porque não queria fazer nenhum erro. Finalmente apanhei-o; desta vez não fiquei à espera e ultrapassei-o imediatamente. Depois foi pôr a cabeça baixa e construir uma distância. É surreal, não tenho palavras para descrever. Estas últimas três corridas foram incríveis para toda a equipa, estamos muito confiantes para a próxima temporada”, explicou Oliveira após a prova.

O piloto de Almada fechou com chave de ouro a temporada repetindo o feito de 2015, então no Moto3, o qual se antecipava depois das duas últimas prestações. O triunfo em Valência garantiu-lhe o terceiro lugar do campeonato, a apenas dois pontos de 2.º classificado, Thomas Luthi. Em 18 arranques neste campeonato e em ano de estreia do projeto Red Bull KTM Ajo em Moto2, são seus nove pódios, duas ‘pole position’ e três vitórias, somando 241 pontos.

Classificação

1º Miguel Oliveira (KTM) 43m15,843s
2º Franco Morbidelli (Kalex) + 2,154s
3º Brad Binder (KTM) + 4,181s
4º Francesco Bagnaia (Kalex) + 11,181s
5º Alex Marquez (Kalex) + 12,146s
6º Hafizh Syahrin (Kalex) + 14,595s
7º Takaaki Nakagami (Kalex) + 18,446s
8º Fabio Quartararo (Kalex) + 22,188s
9º Simone Corsi (SpeedUp) + 23,592s
10º Dominique Aegerter (Suter) + 23,751s

Em destaque

Subir