Mundo

Jato militar bombardeia campo de refugiados por engano na Nigéria

O ataque aconteceu por engano, segundo contam as fontes oficiais do governo nigeriano.

Pelo menos 100 pessoas morreram, no dia de ontem, após um bombardeamento num campo de refugiados na Nigéria.

O campo está localizado no estado de Borno, no nordeste do país, pelo que segundo fontes governamentais, o bombardeamento aconteceu por engano, por um jato militar que estaria em missão contra o Boko Haram.

O general Lucky Irabor confirmou à agência Reuters o incidente, dando conta de que ficaram feridos alguns trabalhadores de organizações humanitárias. “Muitos civis, incluindo pessoal da Cruz Vermelha e dos Médicos Sem Fronteiras, ficaram feridos”, reportou.

O general acrescentou, em declarações à Associated Press, que ordenou a missão com base em informação de que membros do Boko Haram estariam reunidos numa zona do país. No entanto, as coordenadas geográficas terão correspondido a um campo de refugiados.

Segundo a Associated Press, esta foi a primeira vez que as forças militares admitiram ter cometido um erro deste tamanho.

Em declarações ao ‘The Independent’, a porta-voz dos Médicos Sem Fronteiras confirmou que havia membros em missão humanitária na zona onde ocorreu o acidente, mas que ainda não conseguiu apurar quantos trabalhadores estarão entre as vítimas.

O responsável pela organização humanitária confirmou que haviam 50 mortos e 120 feridos até ao momento. “Estamos a pedir às autoridades locais que facilitem a evacuação de emergência, para que possam ser socorridos os feridos”.

Em destaque

Subir