Mundo

Ambulâncias que interrompem emissão de rádio dos automóveis? Na Suécia, será possível

As ambulâncias que circularem na Suécia vão estar equipadas com um sistema que desliga automaticamente os rádios dos automóveis. O objetivo é obrigar os condutores a ouvir as ambulâncias quando estas se aproximam, em marcha de emergência. E deste modo combate-se a sinistralidade durante transporte de pacientes. Veja o vídeo.

Qualquer condutor já abusou do áudio num automóvel e pensou nas consequências que essa atitude pode ter, no que diz respeito à segurança rodoviária e, em concreto, quando circula uma ambulância por perto.

Para combater riscos de as ambulâncias se tornarem ‘silenciosas’, por culpa do rádio com volume exagerado, a Suécia está a testar um sistema inovador, que irá desligar de forma automática os rádios dos automóveis.

A tecnologia, que está a ser testada em Estocolmo, consiste na emissão de uma frequência a partir da ambulância. Os automóveis que estiverem nas redondezas receberão um alerta, para a presença de um veículo de emergência.

Todo o sistema áudio do automóvel é suspenso, desde rádio, ao CD, a um sistema de música por bluetooth, entre outros.

O objetivo passa também por combater a sinistralidade envolvendo ambulâncias.

Mikael Erneberg, investigador do Instituto de Tecnologia de Estocolmo e uma das pessoas que estão a desenvolver o projeto, salienta que o sistema irá aumentar de forma assinalável a segurança rodoviária e permitir um tempo de reação menor, por parte dos condutores.

“O lapso de tempo ideal para um condutor reagir à presença de uma ambulância varia entre os 10 e os 15 segundos. E muitas vezes o áudio reduz a reação para poucos segundos”.

Durante os próximos dois meses, a tecnologia será alvo de testes, com algumas ambulâncias a disporem do sistema.

Terminada esta fase, a Suécia terá pelo menos dois terços de ambulâncias equipadas com o mecanismo.

Veja o vídeo:

Em destaque

Subir