Motores

Honda desclassificada dos resultados do WTCC na Hungria e Marrocos

18 MONTEIRO Tiago (por) Honda Civic team Honda racing Jas action during the 2016 FIA WTCC World Touring Car Race of Morocco at Marrakech, from May 6 to 8  2016 - Photo Francois Flamand / DPPI

A notícia foi recebida como uma ‘bomba’. A Honda foi desclassificada dos resultados conseguidos nas provas do campeonato do mundo de carros de turismo (WTCC) na Hungria e em Marrocos.

Segundo a Federação Internacional do Automóvel (FIA) em causa estão irregularidades no fundo plano dos Civic WTCC detetadas em Nurbrungring, onde este fim-de-semana está a competir o campeonato.

O delegado técnico da FIA diz que a investigação vem do mês passado, e que os carros japoneses infringem o regulamentado nos artigos 263 003 e 263 004 do Apendix J do regulamento técnico do WTCC 2016, e que tem a ver com a secção dianteira do fundo plano.

A desclassificação aplica-se a todos os três carros de fábrica bem como ao de Ferenc Ficza inscrito pela Zengo Motorsport. E significa que Tiago Monteiro, que está em segundo lugar do campeonato, pode descer para o quarto lugar caso o recurso que a Honda interpôs seja rejeitado pelo Tribunal de Apelação.

“Estamos convencidos que os nossos fundos planos estão em total consonância com os regulamentos técnicos do campeonato do mundo de carros de turismo. O apelo foi apresentado contra toda as decisões tomadas pela FIA”, reagiu a Honda em comunicado.

Em destaque

Subir