Ciência

Homem recupera de estado vegetativo 15 anos depois

Um homem que estava há 15 anos em estado vegetativo, devido a lesões provocadas por um acidente de viação, apresentou os primeiros sinais de consciência, depois de um implante de um estimulador cerebral.

O paciente, de 35 anos, “entrou no estado de consciência mínima”, 15 anos depois do acidente e um mês após os tratamentos de estimulação da atividade cerebral, pelo nervo vago, que faz a ligação entre o cérebro e as restantes partes do corpo.

Foi capaz de responder a estímulos como seguir uma caneta com o olhar, ‘obedecer’ a um pedido para que olhasse para uma pessoa e manter-se acordado.

Esta história, divulgada pela revista científica Current Biology e citada pela TSF, dá conta de outras manifestações de consciência.

Investigadores do Instituto de Ciências Cognitivas Marc Jeannerod, em França, também verificaram que o paciente reagia à proximidade de terceiros, abrindo os olhos sempre que sentia alguém por perto.

Os sinais de consciência foram, naturalmente, verificados no registo da atividade cerebral, nas zonas responsáveis pela memória, pela linguagem e pela atenção. E os exames permitiram perceber com exatidão o estado do paciente.

Este caso, além de representar uma história de recuperação muito rara, vem contrariar a teoria de que os distúrbios na consciência que durem mais de um ano são, necessariamente, irreversíveis.

A equipa de investigadores tenciona, agora, aplicar o mesmo tipo de estímulo noutros pacientes em estado vegetativo, para confirmar o sucesso do tratamento.

Em destaque

Subir