PT Animal

Eutanásia da Nola deixa apenas três rinocerontes brancos do norte vivos

nolaMorreu Nola, uma dos quatro rinocerontes brancos do norte que existiam no mundo. A fêmea, que viva no Jardim Zoológico de San Diego, foi eutanasiada depois de uma infecção ter agravado bastante o seu estado de saúde. E agora só ‘sobram’ três exemplares desta espécie…

Ontem, o mundo podia apontar quatro animais e denunciar a extinção da subespécie dos rinocerontes brancos do norte: hoje, são apenas três os sobreviventes.

Nola, uma fêmea de 44 anos, foi ontem eutanasiada no Jardim Zoológico de San Diego, nos EUA, onde viveu nos últimos 26 anos.

Desde há meses que uma artrite vinha complicando a saúde desta rinoceronte, ao ponto de ter sido operada ainda no passado dia 13, para a remoção de um abcesso na anca.

Porém, uma infeção bacteriana foi-se espalhando pelo organismo e, ao longo do dia de ontem, o estado de saúde do animal agudizou-se.

Não sendo possível tratar a infeção, os veterinários foram forçados a avançar para a eutanásia de um residente “icónico” do zoo norte-americano.

“Nola era um animal icónico, não só no zoo de San Diego, mas mundialmente”, realçou a administração da estrutura, em comunicado.

Com a morte desta fêmea, só restam três rinocerontes brancos do norte em todo o mundo. Os sobreviventes continuam ao cuidado da organização Ol Pejeta Conservancy.

Em destaque

Subir