Tecnologia

Utilizadores não mudam para o Windows Phone por falta de aplicações e um equipamento Premium

lumia_950_950xl_revelacao

É um facto: o Windows Phone não está com a quota de mercado que seria de esperar para esta altura. Apesar das mudanças com o Windows 10 Mobile, a espectativa dos utilizadores não aumenta e os sistemas concorrente continuam a crescer mais do que o da Microsoft, que até caiu no último trimestre.

Analisando os vários comentários de utilizadores em sites da especialidade, verificamos os erros apontados à Microsoft pela pouco probabilidade de utilizadores do Android ou do iOS migrarem para o Windows Phone.

Alguns utilizadores que já estão no Windows Phone há bastante tempo, não sentem falta de APPs e conseguem ‘desenrascar-se’ com as aplicações de terceiros que colmatam a falta de aplicações oficiais, ou aplicações oficiais não funcionais, como é o caso do Instagram e do Facebook, onde as aplicações oficiais não são nada agradáveis de se trabalhar.

Apesar disso, utilizadores menos experientes – que não querem perder muito tempo a procurar aplicações de terceiros – ou utilizadores mais experientes – que precisem de aplicações que, simplesmente não existem no Windows Phone, tendem a dar nega à plataforma da Microsoft.

Outro dos erros apontados à marca de Redmond é o facto da mesma não ter apostado em nenhum equipamento com acabamento Premium. Algo que se assemelhasse ao iPhone, ao Galaxy S6 EDGE ou até ao Sony Xperia Z. A verdade é que o acabamento dos Lumias deixa a desejar no que toca ao requinte.

Com o lançamento dos Lumia 950 e 950 XL a Microsoft pretendia dar um sinal de mudança ao mercado. A verdade é que o acabamento destes (em plástico) não acrescenta riqueza nenhuma ao que já existe no mercado. Associando isto à falta de aplicações, o caminho da Microsoft não parece nada sorridente.

A Microsoft está a desenvolver projeto que possam, num futuro, portar aplicações do iOS e do Android para o Windows. Apesar disso, ainda não vimos nada em concreto no mercado e esse é o problema. Os utilizadores querem ver para crer, e a Microsoft ainda não passou das promessas…

E há várias outras questões que irritam os próprios utilizadores do Windows Phone, como é o facto de o Outlook ser mais intuitivo no Android do que no Windows Phone. Isto é inexplicável.

Ponto final: Uma plataforma que carece de aplicações presentes nas outras plataformas, como redes sociais, bancos, jogos, aplicações de festivais, fitness, etc… não pode querer forçar uma mudança aos utilizadores quando os ‘obriga’ a regredir.

Para além disso, a marca de Redmond tem de perceber que há um nicho de mercado que só procura equipamentos com acabamento Premium, basta ver o historial da Apple e os mais recentes lançamentos de Sony, Samsung, HTC e até da Wiko. O mercado quer equipamentos com acabamento Premium, de alumínio ou vidro.

 

Em destaque

Subir