Mundo

Eis algumas boas razões para beber champanhe

Aproxima-se o novo ano e esse facto, por si só, é motivo mais do que suficiente para erguer uma boa taça de champanhe. Mas há mais (boas) razões e a sua saúde agradece. Rico em polifenóis, o champanhe é um excelente amigo do cérebro, do coração, e pode até ajudar a perder peso. E não é tudo.

Diversos estudos garantem que há benefícios, no consumo desta bebida. Selecionamos alguns deles, para que não deixe de brindar ao novo ano.

O fim do ano aproxima-se, o Natal trouxe exageros e estragou a dieta e o novo ano ameaça agravar esse cenário. Mas esqueça aquele sentimento de culpa na hora de beber o champanhe.

Em primeiro lugar, saiba que existe a ‘Dieta do Champanhe’, que consiste em introduzir duas taças por dia numa dieta equilibrada (até 1400 calorias diárias).

O champanhe é amigo do seu coração

Tal como o vinho, é rico em antioxidantes, o que contribui para uma diminuição da tensão arterial e combate problemas do foro cardíaco.

Investigadores da Universidade de Reading, Inglaterra, e da Università degli studi di Cagliari, Itália, verificaram que é uma excelente bebida para proteger o coração e melhorar a circulação sanguínea.

É rico em polifenóis, substância que dilata os vasos sanguíneos, o champanhe “combate o  colestero e reduz a incidência de derrames e ataques cardíacos”.

Protege o cérebro

Pelas suas características, esta bebida protege o cérebro de doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

O champanhe ajuda a melhorar a memória espacial e a executar tarefas que exigem concentração.

Não é um inimigo no combate ao peso excessivo

Pode parecer um contrassenso, mas há toda a lógica. O champanhe tem muito menos calorias do que os refrigerantes e do que os vinhos tinto e branco.

Uma taça de champanhe tem apenas 91 calorias.

No entanto, deve ter em consideração o conselho da American Heart Association: se não costuma ingerir bebidas alcoólicas, não deve passar a beber champanhe. Há outras formas mais saudáveis de perder peso.

A maioria das dietas proíbe a ingestão de álcool e chocolate. No entanto, Elisabeth Weichselbaum, da British Nutrition Foundation, considera que essa proibição é um erro.

A investigadora sustenta que a permissão destes alimentos numa dieta tem um poderoso efeito psicológico, que encoraja quem quer perder peso. Restrições a mais são inimigas do sucesso de uma dieta.

Ajuda na autoestima

Nada como um bom copo de champanhe para alegrar o nosso estado de espírito. Brindar com os amigos é um ato que deve ser repetido, tantas vezes quantas possíveis.

Protege a sua pele

As propriedades antibacterianas desta bebida são benéficas, sobretudo numa altura em que exageramos na doçaria tradicional.

Colocar champanhe diretamente na pele é uma forma de desintoxicá-la.

Ajuda-o a beber com moderação

Por ser uma bebida gaseificada, o champanhe não ‘permite’ grandes excessos. Bebe-se de forma mais lenta, com uma elevada sensação de satisfação. E a moderação faz toda a diferença.

Não provoca ressaca

Quando se excede a beber champanhe, tem pouco que se preocupar com o dia seguinte. Em comparação com o vinho, ou com algumas bebidas brancas, o champanhe é excelente.

Em resumo, não deve ser em vão que o champanhe foi eleito para a celebração.

Em destaque

Subir