Mundo

Detida mulher mais procurada pela Europol

A advogada galega Tania Varela, de 44 anos, era desde 2011 a mulher mais procurada pela Europo – o único nome feminino numa lista de 70. Foi detida esta segunda-feira, em Espanha.

Tania Varela, de 44 anos, vivia fugida a três mandados de detenção por tráfico de droga e branqueamento de capitais. Foi detida durante a tarde desta segunda-feira pela polícia da Divisão de Investigação Criminal (DIC) dos Mossos D’Esquadra, que a seguiam há anos, revela o jornal espanhol La Vanguardia.

Instalada na cidade de Vilanova i la Geltrú, a 30 quilómetros de Barcelona, a advogada tinha começado uma nova vida, sob falsa documentação. Foi apanhada esta tarde, desarmada e sozinha em casa.

Esta não é, de resto, a primeira vez que Tania Varela é detida, tendo sido condenada por associação com grupos que se dedicavam ao tráfico de droga em 2006.

Apesar disso, o El País recorda que a primeira vez que o nome da advogada chegou à esfera pública foi por uma boa causa quando, aos 27 anos, foi nomeada diretora do Centro de Informação da Mulher de Cambados, uma instituição que se dedicava a defender as mulheres vítimas de violência doméstica.

Em destaque

Subir