Insólito

Compraram no eBay uma máquina de criptografia usada pelos… nazis

lorenz nazi

Voluntários de um museu descobriram à venda, no eBay, uma máquina de criptografia nazi. O proprietário pediu 9,50 libras pela “máquina de telegramas”, não sabendo que era uma Lorenz utilizada por altos dirigentes nazis, no tempo da II Guerra Mundial, para trocarem comunicações.

Foi uma descoberta feita por acaso. Alguns voluntários do Museu Nacional de Informática, a ‘nova vida’ do antigo centro de descodificação usado pelos britânicos na II Guerra Mundial (em Bletchley Park), descobriram que alguém estava a licitar, através do famoso portal de leilões, uma máquina de criptografia Lorenz.

O aparelho, comprado pelos britânicos por 9,50 libras (cerca de 12,50 euros), terá sido um dos usados pelos generais nazis para trocarem informações com Adolf Hitler, de acordo com a BBC.

“Um colega meu estava a analisar o eBay e viu uma foto do que parecia ser um teleimpressor”, salientou um dos voluntários, John Wetter, à mesma estação britânica.

Com autorização dos responsáveis do museu, os autores da descoberta compraram a máquina de criptografia, que foram buscar a uma casa em Southend, na Inglaterra.

Lá chegados, os voluntários perceberam que só restava o teclado da Lorenz: falta o motor, o que tornou impossível verificar se a máquina, guardada na mala original e “debaixo de uma pilha de lixo”, ainda está funcional.

A Lorenz distinguia-se da Enigma, a outra famosa máquina de criptografia usada pelos nazis, por operar num circuito de telétipo, o que exigia um aparelho adicional para a encriptação.

Dado o maior tamanho das Lorenz, as máquinas eram guardadas pelos alemães com o maior cuidado: a II Guerra Mundial terminou sem que os britânicos, que decifraram o código em 1942, tivessem visto um destes aparelhos.

Em destaque

Subir