Mundo

Vídeo: Resort de férias idealizado por Hitler vai abrir portas 82 anos depois

Um resort de férias de 4,5 quilómetros de comprimento, na ilha alemã de Rugel e idealizado por Adolf Hitler, vai finalmente abrir portas ao público, 82 anos depois do início da sua construção. A obra está envolta em polémicas, com várias pessoas a apontarem-no como “boa publicidade” para o movimento nazi. Veja o vídeo.

É o sexto edifício mais comprido do mundo. Composto por vários blocos de seis andares, situados ao longo da praia à beira do Mar Báltico, na ilha alemã de Rugel, este resort de férias vai, finalmente, abrir as portas ao público.

A construção foi idealizado por Hitler, no final da década de 1930, no âmbito do programa ‘Força através da Alegria’, tendo como objetivo manter os soldados alemães preparados para a guerra e revitalizar os trabalhadores para uma maior produção no seu emprego.

Ao todo, o edifício tem capacidade para receber 20 mil pessoas, espalhadas por 8000 quartos. Inicialmente, a ideia de Adolf Hitler era acolher alemães a preços acessíveis para difundir o ideal Nazi, mas o resort não registou qualquer hóspede.

A Segunda Guerra Mundial obrigou a uma interrupção na construção e tornou o edifício num refúgio para quem fugiu dos bombardeamentos nas cidades alemãs.

Esta semana foi-lhe atribuído o título de resort pelas autoridades locais, permitindo, 82 anos depois, que o luxuoso complexo abra portas ao público.

De acordo com o jornal The Times, a taxa de imposto de férias será de 2,85 euros por dia.

Em 2013, a empresa alemã Metropole Marketing comprou a propriedade e transformou as estruturas de betão em centenas de apartamentos luxuosos, num hotel, albergues e num SPA.

Agora, oito décadas depois, a abertura continua envolta em polémica. O Daily Star revela que há quem tema que o resort possa servir como “boa publicidade” para o movimento nazi, bem como para o crescimento da extrema-direita na Alemanha.

Veja o vídeo.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=8HXS847RR1O2

Em destaque

Subir