Nas Notícias

Cessar-fogo na Ucrânia: Diplomatas acertam condições para a negociação

quatro ministros O cessar-fogo na Ucrânia pode estar mais perto de ser alcançado. Ontem, os ministros dos Negócios Estrangeiros de quatro países, incluindo Rússia e Ucrânia, reuniram-se em Berlim para acertar os termos para as negociações. O objetivo é alcançar um cessar-fogo até sábado.

As movimentações no campo diplomático parecem estar a surtir efeitos e, até sábado, Ucrânia e Rússia (através dos grupos separatistas pró-russos) poderão mesmo declarar um cessar-fogo.

A revelação surgiu após uma reunião dos ministros estrangeiros de quatro países: Ucrânia, Rússia, Alemanha e França.

Os diplomatas acordaram na necessidade de alcançar um cessar-fogo duradouro no leste da Ucrânia, onde a maioria da população, de etnia russa, pegou em armas e, com o apoio de milícias alegadamente organizadas pela Rússia, combate o regime ucraniano e exige a independência.

Da reunião de ontem, realizada em Berlim, saíram as principais orientações para o grupo de trabalho (que, além dos quatro países, engloba ainda a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa), se reúna até sábado para definir os termos do cessar-fogo.

Serguei Lavrov e Pavlo Klimkin, os ministros russo e ucraniano, deram sinais de estarem dispostos a aliviar o clima de confronto político, tendo ambos declarado a necessidade de reforçar a segurança na fronteira entre os dois países.

Em destaque

Subir