Ciência

Barba reduz risco de cancro da pele

Usar barba não é só uma questão de estilo: é também bom para a saúde. Um estudo realizado por uma universidade australiano revelou que uma barba farfalhuda pode bloquear até 95 por cento dos raios ultravioletas.

O trabalho realizado pelos investigadores da universidade de Southern Queensland, cujo resumo foi agora publicado pela revista Radiation Protection Dosimetry, não significa que os barbudos podem abdicar do protetor solar, avisam os mesmos cientistas.

“A barba nunca será tão efetiva como o protetor solar, mas é garantido que bloqueia raios ultravioletas”, salienta Alfio Parisi, o investigador que coordenou o estudo.

A principal diferença está na consistência da proteção oferecida. A capacidade de bloqueio da radiação da barba, cujo fator varia entre o dois e os 21, diverge conforme o movimento do sol (é menos eficaz quando a estrela está na altura máxima da rotação visível), enquanto um protetor solar oferece sempre o mesmo fator de proteção.

No ensaio, os investigadores usaram cabeças de manequins, com diferentes cortes de barba e em exposições diferentes ao sol, e concluíram que os pêlos faciais bloquearam até 95 por cento dos raios ultravioleta.

Mesmo sem oferecer as mesmas garantias de um protetor solar, a barba protege a pele da radiação ultravioleta, considerada pelos oncologistas como a principal causa do cancro da pele.

Em destaque

Subir