Nas Notícias

Pão e arroz aumentam risco de cancro no pulmão, revela pesquisa

arrozAlém do tabaco e dos fatores hereditários, o arroz branco e o pão podem aumentar o risco de cancro do pulmão. A pesquisa, da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, indica que quem consome aqueles alimentos enfrenta maior probabilidade (49 por cento) de contrair a doença, por culpa dos hidratos de carbono.

De acordo com uma investigação realizada nos EUA, não é só o tabaco e os fatores hereditários que aumentam os riscos de cancro de pulmão. A alimentação representa um papel importante, em particular o consumo de produtos do nosso dia a dia: arroz branco e pão.

Segundo o estudo – realizado pela Universidade do Texas e publicado no Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention –, o consumo diário de hidratos de carbono (que se encontram no arroz branco e no arroz), potenciam em 49 por cento as probabilidades de sofrer da doença.

Xifeng Wu, coautor deste trabalho de investigação que envolveu mais de 4400 pessoas, recomenda que se tenha em consideração estes hábitos alimentares, em particular, evitando o consumo diário de alimentos ou bebidas que tenham um alto nível de hidratos de carbono.

“Os resultados deste estudo sugerem que, além de manter estilos de vida saudáveis, como evitar o tabaco, reduzir consumo de álcool e ser fisicamente ativo, devemos diminuir o consumo de alimentos e bebidas com alto índice glicémico, para reduzir o risco de cancro do pulmão”, disse Wu.

Estima-se que em Portugal surjam 10 novos casos de cancro de pulmão por dia. Para combater esta estatística, não basta evitar o tabaco. A dieta saudável deve merecer atenção.

Assim, é recomendável, de acordo com Xifeng Wu, evitar alimentos com altos níveis glicémicos, que podem ser encontrados no pão e no arroz. A alternativa saudável seria recorrer ao pão integral, ou arroz integral, reforçando na dieta a quantidade de frutas e legumes.

Em destaque

Subir