Cultura

Arqueólogos descobrem estátua do faraó Ramsés II

Uma equipa de arqueólogos egípcios e alemães encontraram uma estátua de oito metros do faraó Ramsés II, que governou o Egito há mais de três mil anos atrás, na cidade do Cairo.

A estátua de um dos mais mediáticos faraós do Egito foi descoberta perto das ruínas templo do faraó, na antiga cidade de Heliópolis, uma zona pobre na parte este da cidade do Cairo, debaixo de água.

Khaled al-Anani, o ministro das Antiguidades egípcio, considerou o achado como um dos mais importantes de sempre. “Ligaram-me na última terça-feira para anunciar a grande descoberta de um colosso, muito provavelmente de Ramsés II, feito de quartzito”, contou.

“Encontrámos o busto da estátua e parte de baixo da cabeça. Ao remover a cabeça encontrámos a coroa e a orelha direita, juntamente com um pedaço do olho direito”, acrescentou al-Anani.

Para além da estátua de Ramsés II, os arqueólogos também encontraram a parte superior de uma estátua de tamanho real do faraó Seti II, o neto de Ramsés II, com 80 centímetros.

Ramsés II foi o terceiro faraó da 19.ª dinastia do Egito, governando entre 1278 AC a 1213 AC. Foi o responsável por expandir o império até à Síria, a oeste, e até à parte norte do Sudão, a sul.

 

Em destaque

Subir