Cultura

Animar regressa a Vila do Conde com cinema de animação para toda a família

De 20 de fevereiro a 5 de junho, o cinema de animação está de regresso a Vila do Conde com a 11ª edição da Animar. À imagem das edições anteriores, o centro das várias atividades deste projeto educativo voltará a ser a exposição na Solar – Galeria Cinemática que inaugura no próximo sábado, 20 de fevereiro, às 15h00.

A exposição Animar 11 parte dos materiais, adereços, personagens, cenários e de diversos elementos que fizeram parte do processo de produção de três curtas-metragens de animação: ‘Nossa Senhora da Apresentação’ de Abi Feijó, Alice Guimarães, Daniela Duarte e Laura Gonçalves; ‘Papel de Natal’ de José Miguel Ribeiro; e ‘Amélia & Duarte’ de Alice Eça Guimarães e Mónica Santos.

Estes elementos, apresentados na galeria de forma interativa e surpreendente, exploram as relações de causa e efeito que as diferentes expressões, visuais e sonoras, estabelecem com a estrutura narrativa dos filmes.

A animação ‘Nossa Senhora da Apresentação’ foi desenvolvida durante uma residência artística de Abi Feijó no decurso da Animar / Rua Animada, em 2014, com participação de Alice Guimarães, Daniela Duarte e Laura Gonçalves.

O resultado é uma curta-metragem de seis minutos que resgata um poema escrito em 1940 pelo neorrealista Álvaro Feijó, narrado por Ana Deus, e ilustrado com recurso à pixilação e ao stop motion.

‘Papel de Natal’, de José Miguel Ribeiro, conta a história de Dodu, um destemido boneco de cartão – a mesma personagem de ‘Dodu – O Rapaz de Cartão’ –, Camila, uma menina de oito anos, e um pai Natal que lutam contra o monstro Desperdício reciclando o papel de embrulho dos presentes de natal. A animação conta com as vozes de Crista Alfaiate, Ivo Canelas, entre outros.

Em ‘Amélia & Duarte’, de Mónica Santos e Alice Guimarães, somos guiados através do relacionamento das duas personagens que se separaram e tentam lidar com os sentimentos do final de uma relação.

O filme é feito em pixilação e stop-motion sob uma ambiência Technicolor da década de 50, retratando não só o surrealismo das ações dos protagonistas, mas também proporcionando uma impressão cromática irónica sobre o fim do amor. O filme, premiado em vários festivais em Portugal e no estrangeiro, tem sido dos mais destacados no panorama da animação nacional recente.

A 28 de fevereiro, domingo, o Teatro Municipal de Vila do Conde recebe a festa de abertura da Animar 11 com a exibição do filme ‘O Principezinho’ às 16h00. A animação é uma adaptação para o cinema de uma das mais importantes obras literárias infantis de todos os tempos, ‘Le Petit Prince’, da autoria do ilustrador e piloto francês Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944) e cuja primeira edição data de 1943.

Antes, às 14h30, a Animar convida os mais novos a mascararem-se nas várias personagens desta história para o jogo ‘À Descoberta dos Planetas do Principezinho’, inspirado nas viagens do pequeno príncipe. A fantasia mais original será premiada.

Criada pela mesma equipa que organiza o Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, a Animar desenvolve anualmente várias atividades em torno do cinema de animação destinadas a públicos de todas as idades, com destaque para a comunidade escolar da região.

Até junho, estão planeados ateliês de animação orientados por formadores convidados, ateliês de iniciação de cinema na sala de aula, visitas guiadas à exposição na Solar – Galeria de Arte Cinemática, sessões de cinema no Teatro Municipal de Vila do Conde e apresentações e mostras ‘Antes do Filme’.

A 11.ª edição da Animar tem como parceiros o Cineclube de Vila do Conde, a Casa da Animação e o Cartoon D’Or e conta com o apoio da Viarco, Science4you, Pintarolas e dos Chocolates Regina. A Solar – Galeria de Arte Cinemática é uma estrutura financiada pela Câmara Municipal de Vila do Conde, o Governo de Portugal, o Ministério da Cultura e a Direção Geral das Artes.

Em destaque

Subir