Nas Notícias

“Andei a esmolar paliativos para o Camilo de Oliveira”

Paula Marcelo esteve no programa Linha Aberta da SIC, nesta quarta-feira, e foi protagonista de uma conversa delicada e angustiante com Hernâni Carvalho ao recordar Camilo de Oliveira. A atriz queixou-se pelo facto de não ter direito a receber uma pensão de viuvez e revelou que teve de “esmolar cuidados paliativos para Camilo de Oliveira”. Veja o vídeo.

A atriz explicou que continua à espera de ser chamada perante as entidades do Estado para fazer prova de existência de convivência com Camilo de Oliveira.

“Neste país devem haver muitas Paulas e muitos Camilos que não têm conhecimento da lei”, começou por explicar Paula Marcelo.

A atriz diz que tem “uma prova” de que Camilo de Oliveira pediu o divórcio no “último ano de vida”.

Apesar de viver com Paula Marcelo há vários anos, o ator legalmente ainda era casado com a primeira mulher.

Paula Marcelo revela que tem vivido “com ajuda da família”.

Veja o vídeo da emissão a partir dos 31 minutos

Olhando para os 35 anos vividos com Camilo de Oliveira, Paula Marcelo diz que “a lei não é cega” neste caso, onde “apenas não quer ver”.

“Fui aconselhada várias vezes a deixá-lo no hospital, porque eu já não tinha condições físicas nem morais”, revelou, explicando o que tinha acontecido “se tivesse abandonado o Camilo”.

“Vinham em cima de mim porque era eu que estava a cuidar do Camilo. Se eu sou reconhecida moralmente, como é que não sou reconhecida que estive 35 anos com uma pessoa, a morar com ela.”

A atriz lamenta que “um papel valha mais”.

“Eu não quero ser especial mas a lei tem de ver caso a caso”, explicou.

Paula Marcelo explicou porque razão acha ter direito à pensão de viuvez, apesar de nunca ter sido casada, de facto, com Camilo de Oliveira, que morreu aos 91 anos, “sem saber que tinha cancro”, porque “ele nunca soube que tinha cancro”.

“O Camilo foi para os paliativos a pensar que ia para um centro de saúde. Eu andei a esmolar um centro de paliativos, porque eu já não tinha capacidade. Custava-me mas eu já não sabia e não podia sujeitar um homem de 90 anos a ir todos os dias para o hospital”.

Ao falar de um dos atores mais renomados do país e sobre os pagamentos que recebia, Paula Marcelo explica que “no auge havia muitas fugas ao fisco”.

“É verdade que o Camilo ganhou muito dinheiro nas séries de televisão, mas é verdade que o Camilo esteve 10 anos doente”.

No programa Linha Aberta da SIC, Paula Marcelo revelou que “nunca faltou com nada a Camilo”.

“No final de vida tive de recorrer a hospitais pois já não havia dinheiro para mais”, recordou em conversa com Hernâni Carvalho.

Em destaque

Subir