Desporto

Zenit apresenta quinta-feira o novo treinador: André Villas-Boas

a villas boas 210a villas boasO Zenit confirmou o que o PT Jornal avançara em primeira mão: o próximo treinador é André Villas-Boas. O técnico deverá ser apresentado na quinta-feira como o sucessor de Luciano Spalletti. Os ‘gasorublos’ chamaram Villa-Boas depois das experiências falhadas em Inglaterra.

O próximo treinador do Zenit de São Petersburgo será André Villas-Boas, como o PT Jornal avançou em primeira mão, a 12 de março.

O clube russo anunciou hoje o nome do treinador português como o sucessor do italiano Luciano Spalletti, cuja demissão deixou a equipa entregue, interinamente, a Sergey Semak.

No Zenit, Villas-Boas, de 36 anos, vai tentar relançar uma carreira abalada pela passagem por dois clubes ingleses.

Ao serviço do FC Porto, o técnico conquistou um campeonato sem derrotas (27 vitórias e três empates, mais um do que o Benfica de 1972/3), a Taça de Portugal e a Supertaça.

Só que a passagem pelos dragões ficou marcada, sobretudo, pela conquista da Liga Europa. A caminhada foi impressionante: 14 triunfos em 17 encontros.

O sucesso na segunda prova da UEFA levou o Chelsea de Roman Abramovich a pagar 15 milhões de euros para que o FC Porto deixasse Villas-Boas levantar-se da “cadeira de sonho”. Foi a mais cara transferência de um treinador.

Só que a experiência no clube londrino esteve longe de ser despedida e o técnico português foi despedido após a sétima derrota na Liga inglesa, deixando o Chelsea a 20 pontos da liderança.

André Villas-Boas não deixou Londres: quatro meses depois, assinou pelo Tottenham.

Depois do quinto lugar na primeira época, que terminou com a histórica venda de Bale ao Real Madrid, o Tottenham Hotspur começou a atual temporada com vários reforços que não foram pedidos pelo treinador.

No final do ano passado, André Villas-Boas foi despedido pela segunda vez, na sequência de vários maus resultados e de uma penosa derrota caseira (0-5) perante o Liverpool.

A aposta no Zenit, um colosso russo que procura usar os ‘gasorublos’ para se afirmar na elite europeia, é feita a pensar já na próxima temporada.

Apesar do clube ainda estar na Liga dos Campeões, Villas-Boas não vai orientar a equipa na segunda mão dos oitavos de final: na primeira mão, o Zenit perdeu em casa por 2-4 frente ao Borussia de Dortmund.

Quando iniciar funções, André Villas- Boas vai encontrar várias caras conhecidas, como Hulk, que treinou no FC Porto, e Witsel, ex-Benfica.

O Zenit é segundo no campeonato russo, a três pontos do líder Lokomotiv, quando faltam disputar oito jornadas.

Em destaque

Subir