Velocidade

WTCC: Tiago Monteiro entre os mais rápidos em Suzuka

TiagoMonteiroSuzuka1 210TiagoMonteiroSuzuka1Tiago Monteiro esteve entre os pilotos mais rápidos na qualificação para a prova do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC) que este fim-de-semana se disputa no circuito japonês de Suzuka. Isto apesar de ter falhado a tentativa que lhe poderia ter dado a ‘pole position’.

A obtenção do sexto lugar da grelha de partida para a primeira corrida de domingo e o quinto lugar para a segunda abre boas perspetivas para o piloto português que pode pontuar numa pista onda a Honda corre em ‘casa’. Mas é também um resultado que não o deixa completamente satisfeito.

“Apesar de ser um bom resultado soube a pouco. Tinha andamento para estar na ‘pole’. Na primeira qualificação bastou-me uma volta para assegurar a passagem à Q2. Nesta quando fiz a minha primeira volta a mesma não correu tão bem”, confessa.

“Na segunda tentativa estava a ganhar tempo quando o (Gabriele) Tarquini saiu de pista e foram mostradas bandeiras amarelas. Tive de levantar o pé e lá se foi a ‘pole’. Foi frustrante mas são assim as corridas”, explicou Tiago Monteiro.

Saindo da sexta posição para o primeiro confronto de domingo o piloto do Porto confessa que a prova será complicada, ainda por cima num traçado de Suzuka onde as ultrapassagens são complicadas.

”O sexto e quinto lugares nesta pista são duas posições demasiado longe do pódio. Mas não é impossível e não vou desistir. Depois de todo o trabalho realizado até aqui e ciente da performance do nosso carro, quero fazer duas boas corridas”, acrescenta Tiago Monteiro, que há exatamente um ano se estreou aos comandos do Honda Civic neste circuito.

MicheliczSuzuka1Se o piloto português falhou a ‘pole position’ outro homem dos Honda não falhou esse objetivo, já que o húngaro Norbert Michelisz foi o mais rápido aos comandos do Civic da equipa Zengo, enquanto que ao obter o 10.º tempo o marroquino Mendi Bennani largará na frente para a segunda corrida.

Resultado da qualificação

1.º Norbert Michelisz (Honda) 52,886s
2.º Alex MacDowall (Chevrolet) 53,011s
3.º Tom Chilton (Chevrolet) 53,101s
4.º Yvan Muller (Chevrolet) 53,119s
5.º James Nash (Chevrolet) 53,125s
6.º Tiago Monteiro (Honda) 53,365s
7.º Pepe Oriola (Chevrolet) 53.365s
8.º Gabriele Tarquini (Honda) 53,379s
9.º Tom Coronel (BMW) 53,432s
10.º Mehdi Bennani (BMW) 53.,466s

Em destaque

Subir