Ralis

WRC: Jogada de Sordo deixa Latvala na liderança em Espanha

latvala rali espanha 210latvala rali espanha 600O segundo dia do Rali de Espanha foi intenso, mas o desfecho acabou por ter uma influência tática motivada pelo facto da última tirada ser disputada em pisos de terra. Facto que levou Dani Sordo a abdicar da liderança em favor de Jari-Matti Latvala, de modo a não abrir a estrada da etapa de domingo.

Até à oitava classificativa a prova estava a ser discutida entre o espanhol da Citroën e o finlandês da Volkswagen, que beneficiaram de um furo que fez Sebastien Ogier perder a liderança e quase um minuto, relegando o novo campeão do Mundo para a sexta posição obrigando-o a uma recuperação.

Sordo jogou então na estratégia, ‘levantando ligeiramente o pé’ nos últimos quilómetros da oitava classificativa, ficando a pouco mais de um segundo do seu adversário ‘empurrando’ Latvala para o comando e para ónus de ‘impar’ as estradas de terra do último dia.

“Perdi um pouco no fim, por isso vou estar numa posição melhor. Tudo o que posso fazer agora é tentar dar o meu melhor amanhã. Mas as táticas começaram ontem e têm corrido bem. Estou contente. Posso Ganhar? Espero que sim”, afirmou Sordo no final da tirada.

Já Latvala admitiu: “Vamos ver, mas acho que vou precisar de alguma ajuda do tempo se quiser ganhar. Perdi algum tempo para Ogier, deveria ter sido mais rápido. Precisava dos pontos da Power Stage”.

neuville rali espanha 600Thierry Neuville, que foi o mais veloz nesta Power Stage, aproveitando os problemas do de Ogier para se guindar ao terceiro lugar. “Em comparação com esta manhã a sensação com o carro é completamente diferente. A afinação do carro foi acertada. Tenho a certeza de que agora posso andar normalmente”, referiu o belga da M-Sport.

Já Sebastien Ogier recuperou duas posições a Mikko Hirvonen e Evgeny Novikov, menos à vontade das classificativas de asfalto deste segundo dia e com os pneus algo desgastados.

Classificação após a 9.ª PE

1.º Jari-Matti Latvala/Mika Anttila (Volkswagen) 2h06m08,9s
2.º Dani Sordo/Carlos del Barrio (Citroën) + 1,6s
3.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Ford) + 29,3s
4.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Volkswagen) + 46,5s
5.º Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen (Citroën) + 57,8s
6.º Evgeny Novikov/Ilka Minor (Ford) + 57,9s
7.º Mads Ostberg/Jonas Andersson (Ford) + 2m28,4s
8.º Martin Prokop/Michal Ernst (Ford) + 3m06,7s
9.º Haydon Paddon/John Kennard (Ford) + 3m08,6s
10.º Robert Kubica/Michal Baran (Citroën) + 4m07,6s

Em destaque

Subir