Ralis

WRC: Bryan Bouffier lidera Monte Carlo e Hyundai abandonam na estreia do i20

BryanBouffier2BryanBouffier600Bryan Bouffier assumiu a liderança do Rali de Monte Carlo, que esta quinta-feira deu início ao Campeonato do Mundo da especialidade. Uma primeira etapa também marcada pelo abandono dos estreantes Hyundai i20 WRC.

Foi um primeiro dia atípico, uma vez que no lugar da neve e do gelo, as especiais dos Alpes franceses foram disputadas debaixo de chuva. O que acabou por jogar em favor das escolhas de Bouffier, um dos pilotos que ironicamente tinha desenvolvido o Hyundai mas que devido à dispensa por parte da equipa de Michel Nandan se apresentou na prova monegasca aos comandos de um Ford Fiesta WRC.

No final das classificativas matinais o piloto francês dispunha já de uma vantagem de meio minuto sobre os seus mais diretos adversários, que dilatou depois nos restantes troços, terminando o dia com mais de 38 segundos sobre Kris Meeke.

O piloto britânico da Citroën protagonizou um interessante duelo pelo segundo posto com Robert Kubica, que foi mesmo o primeiro líder da prova aos comandos do Ford Fiesta WRC da M-Sport. Na última especial do dia polaco acabaria por ceder alguns segundos ao seu adversário e terminar a etapa no terceiro posto.

Sebastien Ogier começou o rali com algumas cautelas, mas depois, da parte da tarde, atacou e venceu duas classificativas, reforçando um quarto lugar mas ainda muito próximo dos três primeiros.

Atrás do campeão do Mundo ‘cavaram-se’ as maiores diferenças, com Mads Ostberg a iniciar a sua campanha com a Citroën no quinto posto da classificação geral, mas já a mais de um minuto do líder.

O sexto posto do galês Elfyn Evans, no terceiro dos Ford da M-Sport, deve-se mais ao abandono de Dani Sordo na quarta classificativa. O espanhol foi obrigado a abandonar na sequência de problemas com a bateria do seu Hyundai.

ThierryNeuville600 4A equipa de Michael Nandan viu os seus dois carros desistirem, já que na primeira classificativa Thierry Neuville tinha abandonado por despiste. “Entramos muito depressa numa direita e perdemos a frente do carro, entramos em pião e batemos. Estava combinado que iria ter um início calmo, pois sabia que as condições do troço eram complicadas”, explicou o piloto belga bastante desiludido.

Classificação após a 6.ª Pe

1.º Bryan Bouffier/Xavier Panseri (Ford) 1h25m36,6s
2.º Kris Meeke/Paul Nagle (Citroen) + 38,8 s
3.º Robert Kubica/Macej Szcezepaniak (Ford) + 39,5 s
4.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia )Volkswagen) + 47,3 s
5.º Mads Ostberg/Jonas Andersson (Citroen)  + 1m20,7s
6.º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 1m38,6s
7.º Jari-Matti Latvala/Mikko Anttila (Volkswagen) + 2m20,8s
8.º Mikko Hirvonen/Jarmo Lethtinen (Ford) + 2m46,9s
9.º Andreas Mikkelsen/Miko Markkula (Volkswagen) + 4m06,2s
10.º Olivier Burri/Franck Gordon (Ford) + 4m47,4s

Em destaque

Subir