Economia

Wall Street fecha em baixa sessão encurtada pelas festividades da Independência

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em baixa e com pouco movimento uma sessão encurtada pela proximidade das festividades do Dia da Independência e só vai reabrir na quinta-feira.

Os resultados definitivos da sessão indicam que o seletivo Dow Jones Industrial Average perdeu 0,54 por cento, para os 24.174,82 pontos.

Maiores foram as perdas do tecnológico Nasdaq, que desvalorizou 0,86 por cento, para as 7.502,67 unidades, enquanto o alargado S&P500 desceu 0,49 por cento, para as 2.713,22.

Estes três índices acabaram assim uma série de três sessões consecutivas de ganhos.

“O mercado abandonou os seus ganhos, que tinha adquirido mais cedo, devido a um recuo das cotações do petróleo”, explicou Peter Cardillo, da Spartan Capital.

O preço do West Texas Intermediate chegou a superar durante a sessão a barra dos 75 dólares por barril, o que aconteceu pela primeira vez desde o fim de 2014, antes de cair acentuadamente logo a seguir e afetar os progressos das empresas do setor da energia.

Mais globalmente, a fraqueza dos volumes de transações registados hoje, devido ao encurtamento da sessão, favoreceu “as mudanças rápidas de direção” em Wall Street, acrescentou Cardillo.

Os indicadores económicos mais favoráveis também não impediram a descida dos índices, como foi o facto de as encomendas à indústria terem subido em maio, ao contrário do que esperavam os analistas, segundo as estatísticas do Departamento do Comércio.

As vendas de viaturas nos EUA, por seu lado, mantiveram-se no primeiro semestre, com o primeiro construtor norte-americano, a General Motors, a aumentar as suas em 4,2 por cento, a Ford um ligeira erosão de 0,99 por cento e a FCA US (Fiat-Chrysler) a aumentar as suas em 5 por cento.

A praça financeira vai estar fechada na quarta-feira, dia feriado devido à celebração da Declaração de Independência.

Só vai reabrir na quinta-feira durante uma sessão em que a ata da última reunião da Reserva Federal, em que foi decidida uma subida das taxas de juro, vai ser escrutinada pelos investidores.

Os investidores aguardam também, na sexta-feira, a divulgação do relatório mensal sobre o emprego, o desemprego e os salários nos EUA, que lhes vai dar informação suplementar sobre o estado da economia norte-americana.

Em destaque

Subir