Fórmula 1

Vitória ‘caída do céu’ para Lewis Hamilton em Baku

Uma prova repleta de incidentes marcou a corrida no Grande Prémio do Azerbaijão de Fórmula 1, que este domingo se disputou no traçado urbano de Baku, ganha surpreendentemente por Lewis Hamilton.

O Campeão do Mundi nunca esteve em posição de discutir a vitória antes dos incidentes que conduziram ao seu triunfo. É que largando da ‘pole position’ Sebastian Vettel arrancou na frente do britânico e aí se manteve até à sua primeira paragem nas boxes para trocar de pneus.

Hamilton também trocou para pneus super macios para completar o último terço da corrida, e isso deixou-o na terceira posição, atrás de Vettel e de Valtteri Bottas, que ainda não tinha efetuado o seu ‘pit-stop’ antes do incidente que viria a mudar o rumo da corrida.

Por várias vezes Daniel Ricciardo tinha tentado ganhar a quarta posição a Max Verstappen, sempre com resposta do seu companheiro de equipa. O australiano parou primeiro nas boxes do que o holandês, mas quando regressou à pista estava novamente atrás do seu colega da Red Bull.

O piloto de Perth não desistiu de pressionar Verstappen, mas numa manobra incompreensível, em que mudou duas vezes de trajetória, o holandês ficou no meio da pista e já comprometido com a trajetória para a curva Ricciardo não conseguiu evitar a traseira do Red Bull # 33, daí resultando a eliminação dos dois monolugares de Milton-Keynes.

Deste acidente resultou também a entrada do ‘safety car’, que permitiu a Valtteri Bottas parar em situação de bandeiras amarelas, que também os seus adversários aproveitaram para colocar pneus ultra macios e assim terem pneus rápidos para as últimas dezenas de voltas.

Mas o drama estava longe de terminar, já que em plena situação de ‘safety car’ Romain Grosjean perdeu o controlo do seu Haas, colidindo contra o muro e semeando detritos na pista. Demorou algum tempo a retirar o monolugar do francês da pista, e quando a corrida foi retomada Bottas assumiu o comando, seguido de perto de um Vettel sedento de recuperar a liderança. Numa travagem arriscou a ultrapassagem, atardou a travagem para a curva e Bottas recuperou a liderança. De uma assentada o alemão da Ferrari perdeu não apenas a liderança, como também mais dois lugares para Lewis Hamilton e Kimi Raikkonen.

Mas os detritos deixados na pista pelo Haas de Grosjean acabariam por arruinar a corrida de Bottas quando o Mercedes do finlandês os pisou, forçando ao abandono e entregando a vitória a Hamilton, com Raikkonen a herdar a segunda posição, enquanto atrás de si Vettel se viu surpreendido por Sergio Perez, que deu à Force India um surpreendente de pista.

Para além do mexicano, merece também destaque boa prova de Carlos Sainz, quinto no único Renault a terminar a corrida. Tal como Charles Leclerc, que mercê dos incidentes à sua frente, não apenas levou o seu Sauber aos pontos como o fez na sexta posição.

Apesar de uma prova complicada, e também devido aos percalços na frente da prova, a McLaren acabou com os seus monolugares nos pontos, com Fernando Alonso a ser sétimo e Stoffel Vandoorne nono. Este atrás de Lance Stroll, que apesar do novo modo de utilização do motor Mercedes padeceu do facto do Williams ainda não valer o mesmo dos seus rivais.

Classificação

1º Lewis Hamilton (Mercedes)

2º Kimi Raikkonen (Ferrari) + 2,460s

3º Sergio Perez (Force India) + 4,024s

4º Sebastian Vettel (Ferrari) + 5,329s

5º Carlos Sainz Jr (Renault) + 7,515s

6º Charles Leclerc (Sauber) + 9,158s

7º Fernando Alonso (McLaren) + 10,931s

8º Lance Stroll (Williams) + 12,546s

9º Stoffel Vandoorne (McLaren) + 14,152s

10º Brendon Hartley (Toro Rosso) + 18,030s

Em destaque

Subir