Mundo

Visita a Mandela com alarido televisivo revolta sul-africanos

nelson mandela abril2013nelson mandela abril510A visita do presidente de África do Sul, Jacob Zuma, a Nelson Mandela, com as televisões a captar imagens, gerou protestos entre os sul-africanos. Mandela surge quase inerte, muito debilitado, na sua casa de Joanesburgo.

O Presidente Jacob Zuma e alguns dirigentes do Congresso Nacional Africano (ANC) visitaram ontem o Prémio Nobel da Paz, Nelson Mandela, num ato muito mediatizado, com a televisão estatal a captar o momento.

As imagens não escondem o estado de saúde débil de Mandela. Muito fragilizado, depois de ter saído do hospital, no início do mês, o antigo Presidente de África do Sul não reage, sequer, às palavras que lhe são dirigidas, mesmo quando lhe pedem um sorriso para a câmara.

A decisão de mediatizar esta visita gerou uma onda de protestos de diversos sul-africanos, que de diferentes modos fizeram expressar esse sentimento. Pelas redes sociais e na blogosfera puderam ler-se comentários de sul-africanos conhecidos a lamentar que “Mandela tenha sido incomodado” com uma visita “estranhamente mediatizada”.

“Foi muito penoso ver aquela situação”, escreveu ainda outra blogger conhecida no país. Mandela, nesta reportagem televisiva, foi tratado como “um animal no jardim zoológico”.

Apesar de tudo, o Presidente Jacob Zuma viu Nelson Mandela com outros olhos. “Ele está bem, em boa forma. Apertámos as mãos e ele sorriu. Mostrou-se animado e estável. Estamos muito felizes por ver que está bem”, referiu Zuma, à saída do encontro.

Recorde-se que Nelson Mandela, que tem 94 anos, deixou o hospital recentemente, onde recuperou de uma pneumonia. O herói sul-africano, símbolo da luta contra o Apartheid, foi presidente da África do Sul até 1999.

Veja as imagens da visita:

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir