Nas Notícias

Vídeo: Soares diz que Sócrates é vítima de “malandros” que tomam decisões “políticas”

mario soares 400 O histórico socialista Mário Soares visitou nesta quarta-feira José Sócrates, no Estabelecimento Prisional de Évora, para lhe manifestar solidariedade. O antigo Presidente da República diz que ficou “emocionado” e defendeu que o ex-primeiro-ministro, em prisão preventiva, está a ser vítima de “um caso político”. Soares, fundador do PS, sustenta que “todo o partido está contra esta bandalheira” e chamou “malandros” aos responsáveis pelo processo que culminou na preventiva de Sócrates. A justiça, para Mário Soares, está a tomar decisões políticas.

O histórico socialista, que visitou hoje o ex-primeiro-ministro no Estabelecimento Prisional de Évora, entrou na prisão sereno, ficou emocionado quando viu Sócrates e saiu revoltado, quando os jornalistas o confrontaram com esta prisão preventiva.

“Isto não é outra coisa se não um caso político. Ele [José Sócrates] é um homem digno, que não pode ser tratado desta maneira. Ele nem sequer foi julgado. O que é que ele tem? O que é que ele fez? ”, disse Mário Soares, sem esconder a indignação.

“Gostei muito de estar com ele. Está com uma moral fantástica. É uma grande figura”, disse também Mário Soares, que defende que “toda a gente neste país acredita na inocência” de Sócrates.

O fundador do PS conta que Sócrates “ficou emocionado”, assim que o viu. “E eu fiquei emocionado ao vê-lo”, acrescenta, naquelas que foram as palavras menos exaltadas que o socialista proferiu, à entrada da prisão onde o ex-primeiro-ministro e antigo secretário-geral do PS está em prisão preventiva.

Os jornalistas também foram alvo da fúria do antigo chefe de Estado, pelas notícias que foram sendo publicadas, relativas a matérias que estão em segredo de justiça.

Confrontado com eventuais danos políticos que o PS possa sofrer, por ver um antigo dirigente preso preventivamente, Mário Soares dispara contra a justiça.

“Isto não tem nada que ver com os socialistas, mas com os malandros que estão a combater um homem que foi um primeiro-ministro exemplar”, referiu, acreditando que o caso-Sócrates “não prejudicará” a liderança de António Costa.

O atual secretário-geral do PS tem tentado separar a questão política (a batalha que o partido enfrenta) da questão judicial. Mas Soares sustenta que “todo o PS está contra esta bandalheira”.

Mário Soares foi a terceira personalidade a visitar José Sócrates e fê-lo num dia em que não há visitas. No entanto, o diretor do Estabelecimento Prisional de Évora abriu uma exceção à regra e permitiu este encontro, porque Soares não poderia visitar José Sócrates noutro dia.

E refira-se que a reação mais dura de um socialista à prisão preventiva de Sócrates foi precisamente a de Mário Soares, que não escondeu a sua indignação pela medida de coação decretada pelo juiz Carlos Alexandre.

{sapo}j5ZnVvwyzpJA404w4rTb{/sapo}

Em destaque

Subir