Ciência

Vídeo: Os regressos dos astronautas com o recorde de 340 dias no Espaço

Scott Kelly fez história na NASA ao passar 340 dias consecutivos fora da Terra. Em vez da habitual missão de seis meses, o astronauta passou quase um ano no Espaço com o russo Mikhail Kornienko, que também voltou agora ao planeta para contar a história.

Depois de terem deixado a Terra a 27 de março de 2015, Scott Kelly e Mikhail Kornienko aterraram ontem no Cazaquistão, cumprida a missão para avaliar os efeitos de longos períodos de tempo com gravidade reduzida.

A bordo da nave Soyuz que trouxe os dois astronautas veio também Sergey Volkov, um cosmonauta russo que terminou a missão na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla internacional).

Scott Kelly e Mikhail Kornienko só não ficaram um ano inteiro no Espaço devido a ‘pormenores’ técnicos: as melhores condições técnicas para uma aterragem segura ditavam o dia 1 de março como a melhor das hipóteses.

“Se parti em março e regressei em março, é como se tivesse estado fora o ano inteiro”, simplificou Scott Kelly, na conferência de imprensa após o regresso à Terra: “Não estou nada desapontado, foi algo que nem pensei a sério”.

Com mais três missões de meio ano no currículo, o astronauta norte-americano passou um total de 520 dias no Espaço: ninguém na história dos EUA esteve mais tempo fora da Terra.

“Vai ser duro deixar a ISS, porque será difícil voltar a vê-la. Já estive quatro vezes no Espaço e vai ser duro… Estive tanto tempo ‘lá em cima’ que agora, ao pensar nisso, parece que foi lá que vivi desde sempre”, concluiu Scott Kelly.

Em destaque

Subir