Nas Notícias

Vídeo: O misterioso lago que nasceu num deserto da Tunísia

lago tunisia 400 Os investigadores ainda procuram respostas para explicar o fenómeno: no meio da areia do deserto da cidade de Gafsa, na Tunísia, nasceu um lago. Tem cerca de 10 mil metros quadrados e mais de 15 metros de profundidade. De onde surgiu tanta água? Já há teorias… Veja o vídeo.

Depois das misteriosas crateras da Sibéria, um novo fenómeno deixou os cientistas intrigados. Trata-se de um lago, com 10 mil metros quadrados e mais de 15 metros de profundidade, que nasceu do nada.

O “nada” é um deserto. Não houve precipitação, pelo que as águas brotaram do chão. E como se explica que das areias nasça um lago?

As primeiras teorias apontam para a ‘erupção’ de uma reserva subterrânea de água, que saiu das profundezas depois de se ter libertado de uma camada rochosa, partida por um abalo sísmico.

Uma fenda nessa camada rochosa permitiu que as águas encontrassem a luz do dia, formando o lago.

Alheios a estas questões da ciência, os cidadãos de Gafsa, bem como alguns turistas, vão tomar banhos. O que os investigadores desaconselham, pelo menos até se perceber qual a razão que está por detrás do fenómeno.

Com as areias a rodear o lago, há quem chame ao local “a praia de Gafsa”. Veja as imagens:

https://www.youtube.com/watch?v=KESPEjNRqLk

Em destaque

Subir