Nas Notícias

Vídeo: No Facebook, os suicídios podem ser evitados com ferramenta inovadora

facebook feed 400 Há uma nova ferramenta no Facebook, que tem a capacidade de prevenir suicídios. A ideia passa por uma denúncia de publicações que possam indiciar que o utilizador apresenta sinais suicidas. Todos os posts sinalizados serão encaminhados por profissionais capazes de detetar indícios.

O Facebook revelou que irá lançar uma ferramenta que pode combater os suicídios, com a ajuda de utilizadores.

Essa ferramenta funciona de forma simples e recorre a um princípio: todas as publicações que fazemos no Facebook manifestam um sentimento.

A partir de agora, através de uma denúncia, qualquer utilizador pode sinalizar um amigo ou conhecido que apresente ideias suicidas – há diversos casos de suicídios com ‘pré-anúncio’ em posts da rede social…

Sempre que detetar que um amigo possa apresentar indícios preocupantes, o utilizador pode enviar uma denúncia.

Posteriormente, esta será encaminhada para pessoal especializado, treinado para detetar casos de suicídio, a quem caberá analisar o conteúdo publicado.

O Facebook colocará ao dispor um ícone que permitirá informar este pessoal de que há conteúdos preocupantes.

Depois de sinalizados, denunciados e analisados pelos profissionais, será estabelecida uma ponte entre o utilizador da rede social e o pessoal especializado.

O objetivo é garantir que familiares e amigos possam dar o passo seguinte: fornecer apoio a esta pessoa em risco.

Para levar a cabo este projeto de cariz social, o Facebook contará, nos EUA, com uma rede de organizações que são especializadas em problemas do foro psiquiátrico.

Em destaque

Subir