Ciência

Vídeo: NASA encontra o satélite orbital lunar que a Índia tinha perdido em 2009

Desde agosto de 2009 que a NASA não sabia do Chandrayaan-1, o satélite indiano que orbitava a Lua. Encontrou-o agora, usando uma inovadora técnica de pesquisa espacial.

O método tem vindo a ser aperfeiçado pelo Laboratório de Propulsão a Jato da agência norte-americana, em Pasadena, na Califórnia.
Graças a uma poderosa antena de ondas rádio de alta frequência, a NASA consegue vasculhar o infinito e mais além (parodiando a famosa citação do ‘Toy Story’) em busca do ‘lixo’ de fabrico humano.

A antena de 70 metros, instalada no complexo Goldstone Deep Space Communications, no deserto do Mojave, permitiu aos cientistas da NASA encontrarem a Chandrayaan-1, desaparecida misteriosamente em agosto de 2009.

Lançada em 2008 pela agência espacial da Índia, o satélite cumpriu mais de 3400 órbitas à Lua antes de ficar inoperacional.

Agindo como um radar, a antena “enviou um poderoso feixe de microondas” contra a Lua, recolhendo os ecos de ricochete através do telescópio de Green Bank, em West Virginia.

“Foi como encontrar uma agulha num palheiro”, salientam os cientistas, num comentário à descoberta do satélite desaparecido há mais de sete anos, que tem o tamanho de um carro Smart.

Esta nova tecnologia permitiu à NASA distinguir a Chandrayaan-1 em sete localizações diferentes num período de três meses.

Em destaque

Subir