Nas Redes

Vídeo: Homem voa 24 quilómetros puxado por 100 balões de hélio

Tom Morgan planeou durante meses uma aventura que queria, forçosamente, vivenciar: sentar-se numa cadeira, amarrá-la a 100 balões de hélio e levantar voo em direção ao céu. Conseguiu atingir os 2,5 quilómetros do solo, num voo que decorreu ao longo de 24 quilómetros em Joanesburgo, na África da Sul.

Apesar do sucesso, esta não a primeira tentativa de Morgan, dono da “The Adventurists”, em Bristol, Inglaterra.

Antes da aventura, tiveram que ser realizados vários testes. Inicialmente, estava definido que este voo – que parece retirado do filme Up, Altamente, da Pixar – acontecesse no Botswana, mas alguns problemas levaram à alteração do local.

“Há muito espaço aberto no Botswana, e está no meio de um continente. Então, quando o vento sopra, não vamos pousar no mar e morrer”, conta Morgan. “O problema era encontrar uma boa janela de tempo, e era difícil proteger os balões enquanto eles continuavam a rebentar”, acrescenta, à BBC News.

Morgan passou dois dias a encher 100 balões para poder “levantar voo”. Antes de arrancar, sentado na cadeira, confessou sentir-se “entre aterrorizado e exaltado”.

“Eu tive que manter a calma e começar gradualmente a cortar os balões”, confessou Morgan, quando regressou a solo, depois de flutuar no ar durante cerca de duas horas.

Tom Morgan está agora a equacionar transportar a experiência para níveis competitivos, com a criação de uma competição de balões de hélio.

“Será uma aventura de três dias, de longa distância e flutuante debaixo de balões de festa e sentados numa cadeira. Provavelmente a corrida aérea mais assustadora.”, contou.

Veja o vídeo desta experiência:

 

Em destaque

Subir