Tecnologia

Vídeo: Homem sobe mais de 100 andares com prótese revolucionária na perna

zac protese 1Norte-americano perdeu parte da perna direita há três anos. Prótese inovadora, comandada por sinais cerebrais, permitiu-lhe agora subir mais de 100 andares de um prédio nos Estados Unidos.

Zac Vawter era, até 2009, um homem sem qualquer problema de saúde. Um acidente de mota, nesse ano, acabaria no entanto por lhe tirar parte da perna direita. A ciência e a tecnologia acabariam mais tarde por fazer um autêntico ‘milagre’.

Este fim de semana, Zac utilizou uma prótese revolucionária para subir 103 andares da Willis Tower, no estado de Chicago. O norte-americano precisou de pouco mais de 50 minutos para atingir a sua meta.

Tudo graças à equipa de investigadores do Centro de Reabilitação de Chicago, que decidiu testar em Zac uma prótese que é comandada através de sinais que recebe do cérebro. Na altura do acidente, em 2009, o homem perdeu apenas parte da sua perna direita, pelo que foi possível utilizar alguns dos nervos para fazer as ligações.

Antes de iniciar a ‘escalada’, Vawter testou e calibrou a prótese, treinando a forma como o cérebro enviada os sinais para o aparelho.

Sem mais palavras, vamos às imagens:
https://www.youtube.com/watch?v=5foYR–3EiA

Em destaque

Subir