Nas Notícias

Vídeo: Google lembra Momofuku Ando, o empresário que quis combater a fome

Momofuku Ando doodle 400 No 105.º aniversário, Momofuku Ando é lembrado com um doodle, a homenagem da Google aos nomes e factos eternos. Momofuku Ando nasceu em Taiwan, em 1910, presidiu à Nissin Food Products e tornou-se popular pelo seu macarrão. O japonês morreu em 2007, dois anos depois de um astronauta levar o seu produto para uma missão espacial. Veja o doodle em vídeo e conheça a história deste empresário que quis combater a fome.

Momofuku Ando nasceu em Taiwan, em 1910, durante a ocupação japonesa, e em 1948 criou a Nissin Food Products, uma empresa muito popular no Japão, que se agigantou com o Miojo, um prato da culinária japonesa que consiste em macarrão instantâneo pré-cozido.

O Miojo que hoje é lembrado pela Google, no dia de aniversário de Momofuku Ando, só nasceu após diversas tentativas falhadas para criar o macarrão instantâneo.

E depois de tanto tentar, Momofuku conseguiu a milagrosa receita, apresentada no 25 de agosto de 1958 – o japonês tinha então 48 anos de idade.

Resulta de uma missão deste japonês, que conviveu com a fome e quis lutar contra ela, facilitando o acesso a um produto barato.

Na sua biografia, o rei do macarrão – que também trabalhou na indústria de confeção, ainda que não tenha obtido semelhante sucesso – conta que o alimento nasceu de uma ideia que defendia: a necessidade de produzir alimentos de baixo custo, acessíveis a todos.

Momofuku Ando, que viveu duas Guerras Mundiais, e assistiu a dramas como pessoas em longas filas, à espera de uma sopa, ou de um pouco de massa. Esteve aqui a origem da sua ideia.

E construiu um império. O grupo Nissin Food transformou-se no líder do mercado do macarrão, vendendo mais de 10 mil milhões de macarrão por ano, em dez países.

Esta invenção tornou-o muito popular, mas não tanto como o seu produto. O macarrão pré-cozinhado conquistou um espaço entre os pratos mais conhecidos dentro da área da comida instantânea.

O macarrão que Momofuku Ando fica pronto a se consumido em apenas três minutos.

É prático e chegou até a ser consumido em missões espaciais, quando o astronauta japonês Soichi Noguchi se alimentou com este produto, a bordo do Discovery, em 2005. Este facto representou uma espécie de ‘consagração’ do popular alimento.

Momofuku tinha um princípio e que se tornou na base do seu negócio. Dizia que “a paz está garantida quando não se sacia a fome”. Momofuku Ando ganhou o epíteto de “rei do macarrão”, deixando um legado simbólico, que hoje merece um google doodle.

O japonês morreu aos 96 anos, no dia 5 de janeiro de 2007, em Osaka, após um ataque cardíaco. Hoje, Momofuku Ando é lembrado com um google doodle.

Veja o doodle e uma reportagem sobre o produto nestes vídeos:

O que é um doodle?

No maior motor de busca do mundo, diariamente surgem novos ‘doodles’, que não são mais do que esboços, desenhos, caricaturas ou aplicações interativas que, através da imagem, recordam factos ou pessoas.

Mas a expressão ‘doodle’ não foi criada pela Google (apesar da semelhança do vocábulo, em termos de grafia e fonética). Doodles são desenhos ou esboços, feitos quando uma pessoa pretende distrair-se, ou ocupar algum tempo livre.

Normalmente, encontram-se em cadernos escolares e são de autoria de alunos pouco interessados na aula. Podem ser caricaturas de professores, de alunos, de famosos ou até personagens de banda desenhada. Podem ser formas geométricas ou animações.

Etimologicamente, a palavra ‘doodle’ tem duas origens: americana e britânica. Os americanos utilizam-na desde o século XVII, para chamar “tolo” ou “simplório”, como variante da palavra alemã “Dödel”.

ganhou o epíteto de “rei do macarrão”, deixando um legado simbólico, que hoje merece um google doodle.

Já a origem inglesa reporta-se à Guerra Revolucionária Americana, quando as tropas coloniais britânicas cantavam “Yankee Doodle”. Aqui, ‘doodle’ tinha uma significado pejorativo e significa “fazer de tolo”.

Mais tarde, a partir de 1930, a expressão alterou o sentido e passou a estar relacionada com “ócio”, o que vem de encontro aos criativos desenhos durante uma aula, ou mesmo ao modo original que a Google encontrou para assinalar datas e homenagear pessoas.

Nesta quinta-feira, 5 de março, dia em que se assinala o nascimento do japonês Momofuku Ando, a Google presta uma homenagem ao criador do macarrão instantâneo, com um doodle.

Em destaque

Subir