Nas Notícias

Vídeo: Drone com bandeira da Albânia suspende jogo, Mitrovic reage mal

drone bandeira 400 O jogo Sérvia-Albânia foi suspenso pela presença de um drone, com uma bandeira da albanesa. O objeto pairou sobre o estádio do Partizan, em Belgrado, até que Mitrovic, jogador sérvio, tenta retirar a bandeira. Incendiou os ânimos e o árbitro teve de suspender a partida, de qualificação para o Campeonato da Europa. Veja o vídeo.

O Sérvia-Albânia acabou mais cedo por culpa de um drone, que pairou no estádio, com uma bandeira da Albânia, no terreno adversário, num incidente político, que terá Olsi Rama, o irmão do primeiro-ministro albanês, como mentor.

A primeira parte estava prestes a terminar, até que a provocação surgiu. Mitrovic, defesa sérvio, reagiu mal e tentou retirar a bandeira do drone, num incidente que este vídeo mostra.

O drone transportava uma bandeira com a chamada “Grande Albânia”, sobrevoando o relvado durante alguns minutos, sob um coro de assobios das bancadas.

Olsi Rama acabou detido em Belgrado e está acusado de ser o organizador deste episódio insólito com um drone, que levou à suspensão da partida Sérvia-Albânia, encontro de qualificação para o Europeu de 2016.

Há relatos de que seria o próprio Olsi Rama a comandar o drone, a partir de um camarote do estádio do Partizan, em Belgrado.

As duas equipas, recorde-se, estão integradas no grupo de Portugal, sendo que a Albânia venceu na jornada inicial a seleção das quinas, encontro que precipitou a saída de Paulo Bento.

Depois de Martin Atkinson, árbitro inglês que dirigia o encontro, ter suspendido temporariamente o desafio, a UEFA decidiu-se pela interrupção definitiva, sendo que o episódio será agora analisado pela Comissão de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA.

Este encontro estava vedado a adeptos da Albânia, por questões de segurança, após um acordo entre as federações sérvia e albanesa.

Em paralelo, no mesmo acordo, ficou estabelecido que o Albânia-Sérvia também não terá adeptos sérvios na bancada.

Recorde-se que o Kosovo, uma ex-província sérvia com maioria albanesa, proclamou a independência em fevereiro de 2008, de forma unilateral.

Entretanto surgem ecos de uma tentativa de criar a “Grande Albânia”, que reuniria as comunidades Albânia e do Kosovo, mas também do sul da Sérvia, bem como do Montenegro e da Macedónia.

O drone que sobrevoou o estádio de Belgrado foi muito mais do que um apoio desportivo à equipa da Albânia. Aliás, nada teve de desportivo.

Resta saber as implicações desportivas do incidente, quer para as seleções em causa, quer para Mitrovic, que tentou retirar a bandeira do drone e incendiou os ânimos.

Em destaque

Subir