Cultura

Vídeo: Cemitério onde milhões querem ser enterrados vai ser bem de interesse cultural

Será o cemitério mais famoso do mundo, embora muitos não saibam sequer onde fica. O campo-santo onde decorreu o duelo final de O Bom, o Mau e o Vilão tem tanta procura que as autoridades de Burgos (Espanha) querem proteger o espaço com a classificação de bem de interesse cultural.

É uma das cenas mais iconográficas da história do cinema. Na fuga ao Bom, o então desconhecido Clint Eastwood, o Mau (Eli Wallach) tropeça num imenso cemitério, na Colina Triste. A música de Ennio Morricone, The Ecstasy of Gold, elevou o duelo final a uma metáfora da condição humana.

Desde 1966, ano em que Sergio Leone encerrou a Trilogia dos Dólares, que milhões procuram este cemitério lendário do ‘Far West’ americano… que na verdade fica em Santo Domingo de Silos, na província de Burgos, aqui na vizinha Espanha.

Sem capacidade para responder aos pedidos dos ‘futuros mortos’, a associação que gere a Colina Triste desde que os voluntários reconstruíram o cemitério em 2015 (as visitas eram tantas que já pouco se assemelhava às imagens do filme), requereu às autoridades da comunidade autónoma que tomassem medidas de preservação.

Enrique Saiz, diretor-geral do Património Cultural da Junta de Castela e Leão (à qual pertence Burgos), deu “mais do que palavras”, segundo avança o El País: para a semana, técnicos e especialistas do município e da comunidade autónoma vão dar início ao processo de classificação do cemitério como bem de interesse cultural.

http://playbuffer.com/watch_video.php?v=547HX4YAUK1N

Em destaque

Subir