Nas Notícias

Vídeo: Casal leva cão a passear e encontra moedas de ouro avaliadas em 10 milhões de dólares

moedas ouro1 400Quase 1500 moedas de ouro, em perfeito estado de conservação, enterradas em Gold Country, na Califórnia (EUA), foram encontradas por um casal. As moedas têm datas entre 1847 e 1894 e foram avaliadas em 10 milhões de dólares. “Foi uma espécie de pote de ouro na ponta do arco-íris”, afirmou um numismata à Associated Press.

Um casal norte-americano que estava a passear o cão encontrou na sua propriedade um tesouro avaliado em 10 milhões de dólares – cerca de sete milhões de euros. Trata-se de moedas de ouro, em estado de conservação notável, apesar de as moedas (1427, no total) estarem datadas do século XIX, entre 1847 e 1894.

A surpreendente descoberta, nos EUA, levou um numismata a considerar que o feito é mais do que raro. “Foi uma espécie de pote de ouro na ponta do arco-íris”, comparou Don Kagin, em declarações à Associated Press.

As moedas – de cinco, dez e 20 dólares – nunca devem ter entrado em circulação e apresentam um aspeto quase imaculado. Foram cunhadas em São Francisco e não se sabe como foram parar àquela propriedade californiana.

Suspeita-se que este possa ser o maior tesouro encontrado em solo norte-americano. Ainda que os peritos não possam afirmar que se trate de algo único, a verdade é que não se encontra uma história semelhante, nos últimos tempos.

Don Kagin realça que os numismatas não estão habituados a ser confrontados com um tesouro como aquele. “Não temos muitas oportunidade de lidar com este tipo de material”, refere.

As moedas estavam enterradas em seis recipientes, todos eles de metal. O casal que foi protagonista desta história vive há muitos anos naquela propriedade onde as moedas foram encontradas. E nesta altura procuram-se respostas: como foram ali parar as moedas, qual a história por detrás deste tesouro?

Entretanto, as moedas foram vendidas e o dinheiro será usado pelo casal no apoio a instituições de caridade.

Segundo revela Don Kagin, o casal não quer que as pessoas passem a olhá-los de maneira diferente, até porque eram felizes antes de encontrarem o tesouro que os catapultou para as bocas do mundo.

Algumas das moedas encontradas foram – antes de serem vendidas – emprestadas à Associação de Numismática Norte-Americana, para que pudessem ser exibidas durante um encontro de especialistas, que tem início nesta quinta-feira em Atlanta.

https://www.youtube.com/watch?v=2_gWNmy1X28

Em destaque

Subir