Máquina criada nos Estados Unidos está a ser apetrechada com cada vez mais funcionalidades. Objetivo principal deste projeto financiado pelo governo de Barack Obama é incluir a invenção, um dia, em cenários de guerra.
A empresa norte-americana Boston Dynamics já nos habituou a robôs com capacidades cada vez mais semelhantes às dos humanos. Em setembro de 2012, apresentamos-lhe o ‘Cheetah’, que como o próprio nome indica é uma máquina da velocidade, superando por exemplo o campeão olímpico Usain Bolt. Veja aqui o vídeo.
Meses passados, e eis que surge mais uma novidade no mundo dos robôs. Este chama-se ‘BigDog’, e como também o próprio nome indica, é algo cheio de força. De tal ponto que, de uma forma muito fácil, consegue pegar e tirar da frente objetos consideravelmente pesados.
No vídeo disponibilizado pela Boston Dynamics, o BigDog surge a pegar em blocos de betão e a atirá-los dali para fora, como se pesassem apenas algumas gramas.
Segundo os responsáveis, o robô tem uma enorme capacidade de carga, superior a 150 quilos, e uma longevidade nunca antes vista, conseguindo percorrer mais de 20 quilómetros sem que seja preciso ligá-lo à corrente para carregar.
À semelhança do ‘Cheetha’, o ‘BigDog’ está a ser financiado pelo governo dos Estados Unidos. O objetivo principal é que um dia estes tipos de robôs possam ser lançados em cenários de guerra.
Veja o vídeo de seguida e comprove toda a força deste novo robô: