Nas Notícias

Vídeo: Bebés suricatas apresentados no Zoológico de Sorocaba

bebes suricata Dois bebés suricatas nasceram em dezembro, no Zoológico de Sorocaba, no Brasil, mas só este fim de semana foram apresentados ao público. As crianças, que ainda não têm nome, vão viver no recinto até atingirem a idade adulta.

Dois suricatas, um macho e uma fêmea, nasceram a 21 de dezembro de 2013 no Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, em Sorocaba (Brasil), mas só este fim de semana é que puderam ‘observar’ o público. As crias têm sido acompanhadas desde a nascença e só agora é que têm capacidade física para integrar o recinto de exposição.

Os dois bebés, que ainda não têm nome, passaram para o espaço que já acolhia os pais, dois dos três suricatas (um macho e duas fêmeas) cedidos pelo Zoológico de Joanesburgo (África do Sul). “Em apenas um ano, o nosso casal de suricatas já conseguiu reproduzir. Isso é sinal de que eles estão bem adaptados ao cativeiro e de que estamos numa linha de conservação correta”, defendeu o chefe da Seção de Biologia e Veterinária da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Rodrigo Teixeira.

Os dois novos habitantes do Zoológico de Sorocaba poderão ser cedidos a outras instituições, quando atingirem a idade adulta, para integrar programas de educação ambiental ou de reprodução da espécie.

Originários do deserto do Kalahari (repartido por Botswana, Namíbia e África do Sul), os suricatas (‘Suricata suricatta’) são mamíferos relativamente pequenos, podendo atingir 26 centímetros de comprimento e um quilograma de peso. Carnívoros e pertencentes à família ‘Herpestidae’, vivem cerca de 12 anos e são capazes de permanecer em pé (ao utilizar a cauda como terceiro apoio) para expandir o campo de visão durante a vigia.

Em destaque

Subir