Nas Notícias

Viana do Castelo: Água do mar a três metros das casas em Castelo de Neiva

foz_douroPresidente da Junta de Freguesia de Castelo do Neiva (Viana do Castelo) arrasado com cenário que encontrou junto ao mar, com a subida das águas a destruir o cordão dunar e a ficar a escassos três metros das habitações mais próximas…

A subida das águas do mar deixou algumas habitações de Viana do Castelo em risco, com as ondas a “apenas três metros”, segundo o presidente da Junta de Freguesia de Castelo de Neiva, que se revelou “desolado”.

Em declarações à Lusa, Augusto Bandeira revelou que o cordão dunar foi destruído, nos últimos dias, sendo que as águas marítimas avançaram de forma imparável, ao longo de “mais de cinco metros do cordão dunar”.

O autarca revela que, quando chegou ao local, ficou “sem palavras”, ao verificar a força das águas e a forma rápida como o mar galgou terreno, ficando a escassos “três metros das habitações mais próximas”.

“É urgente fazer algo. O mar está a avançar em direção às casas, aos armazéns dos pescadores. É preciso fazer alguma coisa urgentemente”, alertou o líder da Junta de freguesia de Castelo do Neiva, sustentando que há “pelo menos três habitações” à mercê da força das marés.

Augusto Bandeira teme que, nos próximos dias, o mar possa avançar e destruir uma das principais zonas balneares de Viana do Castelo, levando consigo casas e material que é utilizado por pescadores na sua atividade profissional.

O Polis do Litoral Norte, segundo a ministra do Ambiente, só prevê intervenções nas zonas costeiras prioritárias. O presidente da Junta de Castelo de Neiva considera que “não há nada mais prioritário” do que aquela freguesia. A erosão costeira deixa marcas e coloca autarcas e população em desespero.

Em destaque

Subir