Mundo

Vaticano investiga caso de relações sexuais em pré-seminário

O Vaticano anunciou, este sábado, que abriu uma investigação sobre alegadas relações sexuais entre menores no pré-seminário São Pio X, na Santa Fé, um local que acolhe acólitos e possíveis novos seminaristas.

Em comunicado, citado pela agência EFE, o Vaticano informa que “na sequência de novos elementos surgidos recentemente está em curso uma nova investigação” para tentar apurar o que terá acontecido.

Após “algumas denúncias anónimas e não anónimas”, foram realizadas várias investigações, desde 2013, quer por superiores do pré-seminário, quer pelo bispo do qual depende a instituação, pode ler-se também.

“Os factos denunciados, que datam de anos anteriores e em que estarão envolvidos alunos contemporâneos entre si, algus dos quais não estavam presentes no instituto no momento das investigações, não encontraram confirmação adequada”, adianta o comunicado.

O caso ganhou novos contornos neste mês, depois do jornalista italiano Gianluigi Nuzzi ter oublicado o livro “Peccato Originale”, “Pecado Original”, no qual surgem relados de que um jovem polaco alegadamente ter sido abusado naquela instituição.

O jovem refere, no livro, que foi testemunha ocular de abusos cometidos no seu quarto, o que poderá ter ocorrido mais de 140 vezes, sendo o autor um aluno mais velho que viria a tornar-se sacerdote.

De acordo com o relato, os abusos terão acontecido entre 2013 e 2014.

 

Em destaque

Subir