Cultura

Van Gogh pintou um pôr do sol em 1888 que só agora foi descoberto

van gogh porsol 210van gogh porsolHoje ficou a saber-se que existe um novo quadro de Van Gogh. Foi pintado em 1888, na Provença (França), e a veracidade foi confirmada pelo Museu Van Gogh após dois anos de exame. A importância da tela é acrescida por ser de um período de transição na obra do pintor.

“Pôr do sol no monte Majour” é a mais recente obra de Van Gogh. Apesar de ter sido pintada em 1888, na Provença (França), só hoje a veracidade da tela ficou confirmada, após um exame do Museu Van Gogh (Holanda) que durou cerca de dois anos. Com um metro quadrado, a obra pertence a um colecionador que optou pelo anonimato.

“Uma descoberta com esta importância nunca tinha acontecido até agora na história do Museu Van Gogh. É já uma raridade que um novo quadro possa ser acrescentado à obra de Van Gogh”, frisou o diretor do museu, Axel Rüger, em comunicado.

O responsável salienta ainda a importância “excecional” deste pôr do sol: “o que torna esta descoberta ainda mais excecional é tratar-se de um trabalho de um período de transição na sua obra, e, para além disso, uma pintura de grande dimensão pertencente a um período que é considerado por muitos como o culminar da sua criação artística”.

Van Gogh, que morreu sem conseguir vender qualquer quadro, chegou à região de Arles em 1888. As obras que pintou na Provença, como “As pedras”, serviram para Louis van Tilborgh e Teio Meedendorp, peritos na obra do pintor francês, compararem os pigmentos, aferindo a veracidade da tela. Contudo, só hoje de manhã é que o museu de Amesterdão revelou as conclusões.

A confirmação é reforçada pelos muitos elogios que Van Gogh, que viveu entre 1853 e 1890, deixou escritos sobre a paisagem do monte Majour. O New York Times recuperou uma carta em que o artista holandês referia a Émile Bernard, pintor e escritor francês, ter-se deslocado mais de 50 vezes “para ver a paisagem da planície”. “Uma enorme extensão de terra plana” que Van Gogh retratara em “Colheita em La Crau”, também em 1888.

“Pôr do sol no monte Majour” vai ser exibido, pela primeira vez, a partir de 24 de setembro, integrado na exposição “Van Gogh at Work”.

Em destaque

Subir